O PRESENTE TRABALHO DISCORRE ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS A FIM DE PROPORCIONAR UMA MELHORIA NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM EM TURMAS DIVERSAS, A PRÁTICA OCORREU EM UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, ONDE HAVIA UM ALUNO DEFICIENTE AUDITIVO, SENDO ASSIM NECESSÁRIO RECORRERMOS A MATERIAIS E MÉTODOS LÚDICOS QUE PROPORCIONASSEM A TODOS OS ALUNOS UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA E DE INCLUSÃO. TENDO COMO RESULTADOS A PLENA PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ESTUDANTES, CUMPRINDO ASSIM, O OBJETIVO DA INTERVENÇÃO AO UTILIZAR O LÚDICO PARA PROMOVER A MELHORIA DA DINÂMICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DA IMPLEMENTAÇÃO DAS (TICS) SOMADAS AS PROPOSTAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. TENDO COMO BASE TEÓRICA AS LEITURAS DE AUTORES QUE TRABALHAM A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS COMO ALTERNATIVAS DE INCREMENTO NAS AULAS, BEM COMO A CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIAS INCLUSIVAS ALIADAS AS TICS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA ESCOLAR.