PRÁTICAS DE LEITURA NO PIBID-FECLESC À LUZ DA SEMIFORMAÇÃO ADORNIANA
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COMO PROCEDIMENTOS DE APREENSÃO DE DADOS, RECORREU-SE ÀS REVISÕES BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, ALÉM DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM OITO PROFESSORES SUPERVISORES DO PIBID/FECLESC. DENTRE OS REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA A ANÁLISE DOS DADOS, DESTACARAM-SE ADORNO (1995, 2002, 2010), SILVA (2008, 2009) E LÜDKE E ANDRÉ (1986). OS RESULTADOS EVIDENCIARAM, COMO PRÁTICAS LEITORAS, OS ENCONTROS PARA ESTUDOS E REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES ESPECÍFICAS E DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NECESSÁRIAS AO TRABALHO DOCENTE, ALÉM DE MOMENTOS DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL. EM OUTRAS OCASIÕES, NO ENTANTO, TAIS PRÁTICAS SE MOSTRARAM LIMITADAS A LEITURAS INFORMATIVAS, DE REVISÃO DE CONTEÚDOS E DE ORIENTAÇÃO PARA SIMPLES ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTAIS E A ESTUDOS PARA ENTENDIMENTO SUPERFICIAL DE PROPOSIÇÕES E ASSUNTOS TEXTUAIS, EM QUE SE CONSIDEROU ERRONEAMENTE QUE O SENTIDO DE UM ESCRITO FOSSE SIMPLESMENTE EXTRAÍDO E NÃO COMPREENDIDO COMO PROCESSO MULTIDIMENSIONAL. 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A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. 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