AVALIAÇÃO NO CENÁRIO DA INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS
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A PARTIR DO PROJETO DE PESQUISA QUE SE PROPÕE A REFLETIR SOBRE O MODELO DE INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NA EDUCAÇÃO FORMAL DO BRASIL , ESTE RECORTE PROPÕE DISCUTIR O PROCESSO DE AVALIAÇÃO ESCOLAR EM MEIO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DIALOGANDO SOBRE OS PRESSUPOSTOS POLÍTICOS, HISTÓRICOS E SOCIAIS DAS DUAS ÁREAS – QUE TORNAM-SE UMA NO COTIDIANO DA ESCOLA. CONSIDERA-SE A INCLUSÃO POR SI SÓ UM PARADOXO DO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO. NO CASO DO SUJEITO SURDO, ESTE PARADOXO É ACRESCIDO PELA BARREIRA SIGNIFICATIVA DA DIFERENÇA LINGUÍSTICA. ISTO PORQUE COLOCAR UM SUJEITO SURDO NUMA CLASSE DE OUVINTES NÃO GERA NECESSARIAMENTE INCLUSÃO. ENTRETANTO, CONSTRUIR ESCOLAS ESPECIFICAS REMETE AO SISTEMA SEGREGADOR DA EDUCAÇÃO DITA ESPECIAL. ENTÃO O QUE FAZER COM OS SUJEITOS SURDOS? A PARTIR DESTA INTERROGAÇÃO PASSEAMOS PELA LITERATURA, VISANDO TRAÇAR UM PANORAMA DO CARÁTER UNIVERSALISTA E OPRESSOR DA ESCOLA, CRIADO HISTORICAMENTE NO DISCURSO IDEALIZADO DO ALUNO E NA SUA CONSEQUENTE DOCILIZAÇÃO. 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Como elaborar processos avaliativos que valorize as aprendizagens? Os índices educacionais (brasileiros e internacionais) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula sem que seja criado um espaço de aprendizagem implica somente numa presença física onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. 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A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n ◀ A coletânea “Avaliação: Processos e Políticas”, publicada em 3 volumes, reúne artigos vinculados &ag ▶ Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n ◀ Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionai ▶ A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. As discussões estão situadas em torno dos instrumentos, processos e implicações que a avaliação tem para os sujeitos, os índices e a produção do conhecimento. Observa-se que, na maioria das vezes, a avaliação serve para apontar a insuficiência de rendimentos dos alunos, em que a qualidade fica expressa nos indicadores educacionais. Por esse modelo, os instrumentos avaliativos são postos a serviço de apontar a não-qualidade educacional, a partir de seus resultados numéricos. <br />\r\n ◀ A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetr ▶ Novos direcionamentos para pensar a avaliação podem pautar-se, por exemplo, em estratégias colaborativas em que a qualidade não esteja expressa exclusivamente em números, mas em um sistema formativo que envolva as diferentes etapas dos processos de ensino e aprendizagem até a chegada à avaliação. É igualmente necessário, pensar em sistema que direcione as práticas docentes para um fazer pedagógico, que assuma um compromisso com a revisão de processos e sistemas formativos, a partir das demandas observadas no cotidiano das interações entre os sujeitos escolares.<br />\r\n ◀ Novos direcionamentos para pensar a avaliação podem pautar-se, por exemplo, em estratégias colaborativas em que a qualidade n ▶ As múltiplas possibilidades, de alinharmos avaliação e fazer docente, são apresentadas nos três volumes que compõem a coletânea, originária das contribuições dos autores vinculadas aos grupos de trabalho do CONEDU. O volume 1 traz as contribuições dos grupos de trabalho Formação de Professores; Didática e Currículo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educação e Relações Étnico-Raciais; Gênero, Sexualidade e Educação; Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. O volume 2 é composto pelas contribuições dos grupos de trabalho História da Educação; Fundamentos da Educação; Educação Matemática; Ensino de línguas; Linguagens, Letramento e Alfabetização; Educação Infantil e Educação Especial. O terceiro volume traz os artigos pautados nas temáticas dos grupos de trabalho Educação Ambiental; Ensino de Ciências; Ensino e suas intersecções; Educação Emocional; Tecnologias e Educação e Educação Profissional e Tecnológica. <br />\r\n ◀ As múltiplas possibilidades, de alinharmos avaliação e fazer docente, são apresentadas nos três volumes que ▶ Os artigos que compõem cada volume destacam, também, a importância do protagonismo docente para a melhoria das práticas e, consequentemente, resultados educacionais. Entendemos que é pela formação de recursos humanos, com visão crítica e reflexiva, que poderemos alcançar diferentes realidades com suas especificidades educativas. Somado a isso, esperamos que essa publicação aproxime as produções de profissionais de diferentes instituições do país e do Mercosul, amplie as redes de conhecimento e trocas interinstitucionais.<br />\r\n ◀ Os artigos que compõem cada volume destacam, também, a importância do protagonismo docente para a melhoria das prá ▶ <br />\r\n <br />\r\n <strong>Paula Almeida de Castro<br />\r\n Coordenadora do Congresso Nacional de Educação</strong> """ "apresentacao" => null "organizadores" => "Paula Almeida de Castro" "conselho_editorial" => """ Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n Laércia Maria Bertulino de Medeiros - UEPB<br />\r\n Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n Tânia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n Walcéa Barreto Alves - UFF """ "ficha_catalografica" => "5efb111799776_30062020071655.pdf" "arquivo" => "150720201606_E-BOOK-1--VI-CONEDU.pdf" "arquivo_alterado" => 0 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-06-15 12:59:35" "updated_at" => "2022-02-23 11:08:06" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [▶ "id" => 53 "edicao_id" => 124 "codigo" => "978-65-86901-07-8" "capa" => "5ef5f607768ec_26062020102007.jpg" "titulo" => "VI CONEDU - Vol 1" "prefacio" => """ <strong>Avaliação: Processos e Políticas<br />\r\n <br />\r\n Prefácio</strong><br />\r\n <br />\r\n A coletânea “Avaliação: Processos e Políticas”, publicada em 3 volumes, reúne artigos vinculados às temáticas dos grupos de trabalho do Congresso Nacional de Educação. 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