A DOCÊNCIA A PARTIR DAS “LENTES” DE DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA QUE FIZERAM PARTE DO PIBID
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PORTANTO, NOSSO OBJETIVO FOI CONHECER OS DISCURSOS SOBRE A DOCÊNCIA PRODUZIDOS PELOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, QUE FAZIAM PARTE DO PIBID, EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO INTERIOR DE PERNAMBUCO. NOS APORTAMOS NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA (NÓVOA, 1991); A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COM UM OLHAR PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA (GATTI, 2009A; 2009B; BICUDO, 1996) E NA TEORIA DO DISCURSO DE LACLAU E MOUFFE (2015). O CORPUS FOI CONSTITUÍDO POR TRANSCRIÇÕES DE ENTREVISTAS DO TIPO SEMIESTRUTURADA, COM DEZ ESTUDANTES. TODAS AS ENTREVISTAS FORAM REGISTRADAS COM O AUXÍLIO DE MP3 E TRANSCRITAS A PARTIR DAS RECOMENDAÇÕES DE MARCUSHI (2003). AO ANALISARMOS OS DISCURSOS DOS/AS ESTUDANTES SOBRE A DOCÊNCIA, PERCEBEMOS QUE EMBORA VÁRIOS/AS TENHAM OPTADO PELA LICENCIATURA, A MAIORIA DELES/AS NUNCA PENSOU EM EXERCER A FUNÇÃO DE PROFESSOR/A; QUE APÓS SE FORMAR, PRETENDEM ABANDONAR A PROFISSÃO DOCENTE NO ENSINO BÁSICO E MIGRAR PARA ÁREAS. 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A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. 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