O ESTUDO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL É IMPORTANTE PARA SE COMPREENDER A RELAÇÃO DO HOMEM COM O MEIO NATURAL OFERENDO SUBSÍDIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE BUSQUEM A FORMAÇÃO DE SOCIEDADES MAIS SUSTENTÁVEIS. O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI INVESTIGAR AS CONCEPÇÕES E RELAÇÕES DOS ALUNOS COM O MEIO AMBIENTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SANTA TEREZINHA, PERNAMBUCO. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO A 82 ALUNOS MATRICULADOS NA ULTIMA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL II (9° ANO). A MAIORIA (57,32%, N=47) DOS ALUNOS DESCREVEU O CONCEITO DE MEIO AMBIENTE DE FORMA REDUCIONISTA, NÃO CONSIDERANDO O HOMEM COMO INTEGRANTE DO MESMO. FOI PREDOMINANTE (71,95%, N=59) A VISÃO ANTROPOCÊNTRICA DE PRESERVAÇÃO DA NATUREZA, ONDE A MESMA É VISTA APENAS COMO UMA FONTE NECESSÁRIA DE RECURSOS PARA SACIAR AS NECESSIDADES HUMANAS. NESSA PERSPECTIVA, COMPREENDE-SE A NECESSIDADE DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS CONTÍNUAS VOLTADAS PARA TEMAS AMBIENTAIS BUSCANDO A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS MAIS SENSIBILIZADOS E COMPROMETIDOS COM O MEIO AMBIENTE.