O presente trabalho pretende verificar as contribuições que os jogos pedagógicos proporcionam ao processo de alfabetização e letramento ocorridos no subprojeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), Pedagogia-URCAMP Bagé, desenvolvidos na escola Professora Creusa Brito Giorgis. Através da minha experiência no subprojeto do PIBID/Pedagogia, o qual tem o objetivo de fomentar, incentivar e qualificar o processo de alfabetização e letramento através da utilização de jogos pedagógicos, atividades ou projetos inovadores na escola, entende-se pertinente aprofundar meus estudos na área. Através desta pesquisa pretendi ampliar o meu conhecimento a respeito dos efeitos pedagógicos que o jogo didático promove no processo de alfabetização e letramento das crianças envolvidas no subprojeto. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de um estudo de caso, realizado com a professora regente do segundo ano da escola pública municipal Professora Creusa Brito Giorgis, onde sua turma participou das atividades envolvendo o uso de jogos pedagógicos no subprojeto PIBID-Pedagogia, o questionário estruturou-se em quatro perguntas abertas, semiestruturadas onde possuíram o objetivo de coletar os dados para análise por categorias. Através do qual, realizei com a professora citada acima à entrevista gravada com o auxilio de uma câmera digital, com as respostas obtidas, foi possível analisar se a professora regente reconhece o jogo pedagógico como uma metodologia de ensino significativa e eficiente. Conforme a pesquisa fica evidente as contribuições que os jogos pedagógicos proporcionaram ao processo de alfabetização e letramento dos alunos que participaram das atividades desenvolvidas no subprojeto PIBID/pedagogia, onde muitos alunos foram beneficiados com a realização e participação nas atividades desenvolvidas no subprojeto, foram inúmeros os ganhos educacionais que a escola recebeu através do trabalho realizado pelos bolsistas que sem dúvidas nenhuma atingiu com êxito os objetivos que o projeto PIBID se propôs a desenvolver naquela comunidade escolar beneficiada