PROFECIAS E MEMÓRIA NUM INVERNO DE VERSOS: DIÁLOGOS ENTRE A POESIA POPULAR E A LITERATURA ERUDITA EM SALA DE AULA
0 of 0"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 6101 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 484 "inscrito_id" => 1177 "titulo" => "PROFECIAS E MEMÓRIA NUM INVERNO DE VERSOS: DIÁLOGOS ENTRE A POESIA POPULAR E A LITERATURA ERUDITA EM SALA DE AULA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas experiências realizadas em sala de aula com a literatura erudita e a cultura popular, mais especificamente, buscamos compreender como os alunos constroem sentidos sobre as profecias do tempo e, ainda, sobre o diálogo entre a cultura popular com outras expressões culturais consideradas “mais elaboradas”. Através da leitura da obra O Quinze, de Rachel de Queiroz e de poesias do poeta popular Marcos Antunes, bem como de viagens a campo, para registro de relatos sobre as profecias do tempo, os alunos foram levados a refletir sobre os elementos da memória e da identidade sertaneja na obra, poemas populares e relatos supramencionados. Essa pesquisa foi realizada com alunos do Colégio Educandário Raízes do Saber, no município de Luís Gomes-RN, e está ancorada nos estudos de Barros (2008), Bosi (2007), Höffler (2006), Lúcio (2005), dentre outros. Por fim, percebemos que os alunos despertaram para a relação entre a literatura erudita e popular e, principalmente, compreenderam como as profecias da seca se constituem como elemento de identidade e de memória no sertão nordestino. ◀Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas experiências realizadas em sala de aula com a literatura erudita e a cultura popular, mais especificamente, b ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09: O leitor nas encruzilhadas: o erudito e o popular, o clássico e o moderno na literatura brasileira" "palavra_chave" => "PROFECIAS, CULTURA POPULAR, SALA DE AULA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_06_2014_18_33_50_idinscrito_1177_a0864180035422ae9bfc7a12346b1b6f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDNEIDE FERREIRA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "EDNEIDE CARVALHO" "autor_email" => "edcarvalhoj@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 6101 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 484 "inscrito_id" => 1177 "titulo" => "PROFECIAS E MEMÓRIA NUM INVERNO DE VERSOS: DIÁLOGOS ENTRE A POESIA POPULAR E A LITERATURA ERUDITA EM SALA DE AULA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas experiências realizadas em sala de aula com a literatura erudita e a cultura popular, mais especificamente, buscamos compreender como os alunos constroem sentidos sobre as profecias do tempo e, ainda, sobre o diálogo entre a cultura popular com outras expressões culturais consideradas “mais elaboradas”. Através da leitura da obra O Quinze, de Rachel de Queiroz e de poesias do poeta popular Marcos Antunes, bem como de viagens a campo, para registro de relatos sobre as profecias do tempo, os alunos foram levados a refletir sobre os elementos da memória e da identidade sertaneja na obra, poemas populares e relatos supramencionados. Essa pesquisa foi realizada com alunos do Colégio Educandário Raízes do Saber, no município de Luís Gomes-RN, e está ancorada nos estudos de Barros (2008), Bosi (2007), Höffler (2006), Lúcio (2005), dentre outros. Por fim, percebemos que os alunos despertaram para a relação entre a literatura erudita e popular e, principalmente, compreenderam como as profecias da seca se constituem como elemento de identidade e de memória no sertão nordestino. ◀Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas experiências realizadas em sala de aula com a literatura erudita e a cultura popular, mais especificamente, b ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09: O leitor nas encruzilhadas: o erudito e o popular, o clássico e o moderno na literatura brasileira" "palavra_chave" => "PROFECIAS, CULTURA POPULAR, SALA DE AULA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_06_2014_18_33_50_idinscrito_1177_a0864180035422ae9bfc7a12346b1b6f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDNEIDE FERREIRA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "EDNEIDE CARVALHO" "autor_email" => "edcarvalhoj@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }