Discutir a literatura na escola e as concepções de linguagem e suas implicações para o ensino de língua portuguesa é uma necessidade com a qual lida os professores de língua, frente à desmotivação com que é encarada essa área de estudo. Este trabalho objetiva a discussão dessa temática a partir do que propõe BAKTHIN, BENJAMIM, CHIAPPINI, JAUSS, ROCCO e ZILBERMAN, comparado ao ensino de literatura e, fomenta o diálogo acerca do que os professores dessa disciplina devem fazer para que os alunos se sintam motivados pela leitura. Nessa perspectiva, é enfatizada a importância do trabalho com gêneros textuais e literários como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, frente à contextualização e à intertextualidade literárias como aspectos importantes no tratamento com o texto desse gênero em situação de ensino. A proposta aqui destaca a faculdade de intercambiar experiências como uma característica a que os seres humanos parecem cada vez mais privados. Além disso, suscita reflexões acerca do objeto de ensino da disciplina literatura, sabendo-se da carência que existe no ensino dessa área de conhecimento, possibilitando associações com o contexto de práticas de leitura no âmbito do ensino-aprendizagem.