Neste trabalho, propomos uma analise sobre o papel da literatura e o que ela pode desempenhar no ensino de uma língua estrangeira, já que defendemos que a literatura possui uma conexão natural entre a manifestação cultural e artística da língua e da língua meta em si. O objetivo principal do nosso trabalho e mostrar como a literatura pode estar presente nas aulas de língua estrangeira com uma dupla perspectiva: não somente como uma ferramenta para a compreensão linguística, mas também como uma oportunidade para a ampliação do costume de leitura no universo da competência literária do aluno. Nosso trabalho está organizado em dois momentos: no primeiro, trabalharemos a teoria que mostra e defende as concepções da “educação literária e competência literária” Ambassa (2006), discutiremos uma espécie de polemica que existe sobre o uso de materiais literários e explicaremos também algumas vantagens do uso do material literário em uma aula de língua estrangeira Mendonza (2002) , depois, o segundo momento desta investigação, apresentaremos as narrativas em uma perspectiva pratica a partir de algumas propostas didáticas como o uso da literatura em aulas de língua estrangeira.Com este estudo, Observamos que o uso da literatura em aulas de LE é muito mais que um elemento linguístico e que ela pode abordar e chegar a outras questões relacionadas como ao costume de leitura e de ampliação do conhecimento sobre o idioma e da cultura da língua estrangeira em questão. Desta forma, pretendemos demostrar que o literário pode se converter em algo de interesse e motivação para aprender muito mais do que somente regras de um idioma e o aluno tenha a partir do uso da literatura informações culturais e pragmáticas das comunidades linguísticas que compõem o idioma.