Muito se tem falado sobre a escolarização da literatura, assunto que vem recebendo duras críticas, pelo fato de se usar inadequadamente o texto literário em sala de aula. Diante disso, este trabalho traz uma reflexão sobre a formação do jovem leitor, através de uma proposta de trabalho com folhetos de cordel. Parte do pressuposto de que o cordel enriquece o ambiente de sala de aula, permitindo uma amostra de discursos diversos de valor tanto linguístico quanto literário, sendo uma alternativa de prática pedagógica em aula de língua portuguesa. Para tanto, baseamo-nos nas propostas trazidas pelas OCEM e nas sugestões de Cosson (2009), Martins (2006), Bakhtin/Voloshinov (1999), Kleiman (1995), entre outros. Observamos que, concernente ao trabalho com a Literatura na escola, os professores encontram desafios, principalmente na atenção dos alunos, que se mostram resistentes para a leitura do texto literário. Por outro lado, o cordel se mostrou alternativa significativa para a formação de leitores. Em nosso estudo, ele permitiu ampliar os conhecimentos linguístico, histórico e cultural, oportunizando uma aprendizagem funcional na aula de língua portuguesa com o texto literário.