ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: ESTUDO SOBRE O AEE EM ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59310 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1427 "inscrito_id" => 3480 "titulo" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: ESTUDO SOBRE O AEE EM ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA." "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO FOCO APRESENTAR OS RESULTADOS DE UMA INVESTIGAÇÃO REALIZADA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE, DURANTE VISITAS FEITAS NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (SRM) DA INSTITUIÇÃO. OS OBJETIVOS FORAM ANALISAR COMO ACONTECE O AEE; CONHECER OS RECURSOS OFERECIDOS AOS ALUNOS NA SRM E AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFISSIONAIS DESSA ÁREA. NESSA DIREÇÃO, FIZEMOS UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A TEMÁTICA, ANALISANDO A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA ACERCA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO: A POLÍTICA NACIONAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA DE 2008, A RESOLUÇÃO Nº 4, DE 2 DE OUTUBRO DE 2009 QUE INSTITUI DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA O AEE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, MODALIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL; A RESOLUÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA Nº 015/2017; A RESOLUÇÃO 10/2013 QUE ESTABELECE NORMAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PARA O AEE NO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA, BEM COMO NOS FUNDAMENTAMOS NAS PESQUISAS DE GOMES (2016), MANTOAN (2003) ENTRE OUTROS. A METODOLOGIA ADOTADA FOI A PESQUISA QUALITATIVA E SEUS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS, ANÁLISES DOS MATERIAIS E DE OBSERVAÇÕES EM CAMPO. A ANÁLISE E O TRATAMENTO DOS DADOS LEVARAM EM CONSIDERAÇÃO A MODALIDADE EDUCACIONAL - EDUCAÇÃO ESPECIAL - E O ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS CARACTERÍSTICAS. OS RESULTADOS PRELIMINARES DEMONSTRARAM QUE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) ACONTECE DE FORMA COMPLEMENTAR E SUPLEMENTAR AO ENSINO REGULAR E QUE TEM COMO PÚBLICO ALVO ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO OBSERVAMOS QUE OS RECURSOS UTILIZADOS SÃO OS ESTABELECIDOS PARA SALAS DE TIPO I, SEGUNDO O MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO PROGRAMA DE IMPLEMENTAÇÃO DAS SRM’S E A PROFESSORA DO AEE, ELENCOU QUE SUAS PRINCIPAIS DIFICULDADES SÃO A RESISTÊNCIA QUE OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II APRESENTAM EM RELAÇÃO AOS ATENDIMENTOS E EM TRABALHAR CONJUNTAMENTE E A SIGNIFICATIVA DIMINUIÇÃO NA OFERTA DE CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA. DESSA FORMA, CONCLUÍMOS QUE, APESAR DOS AVANÇOS AO LONGO DA HISTÓRIA AINDA HÁ UM CAMINHO CONSIDERÁVEL A SE PERCORRER PARA QUE EXISTA CONSONÂNCIA ENTRE O QUE A LEGISLAÇÃO REFERENTE A EDUCAÇÃO ESPECIAL ASSEGURA E O QUE REALMENTE E A PRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "AEE, SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, EDUCAÇÃO ESPECIAL, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID3480_13082019221846.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIANE MARQUES DUARTE" "autor_nome_curto" => "JOSIANE DUARTE" "autor_email" => "josiduartmarq@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59310 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1427 "inscrito_id" => 3480 "titulo" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: ESTUDO SOBRE O AEE EM ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA." "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO FOCO APRESENTAR OS RESULTADOS DE UMA INVESTIGAÇÃO REALIZADA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE, DURANTE VISITAS FEITAS NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (SRM) DA INSTITUIÇÃO. OS OBJETIVOS FORAM ANALISAR COMO ACONTECE O AEE; CONHECER OS RECURSOS OFERECIDOS AOS ALUNOS NA SRM E AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFISSIONAIS DESSA ÁREA. NESSA DIREÇÃO, FIZEMOS UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A TEMÁTICA, ANALISANDO A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA ACERCA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO: A POLÍTICA NACIONAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA DE 2008, A RESOLUÇÃO Nº 4, DE 2 DE OUTUBRO DE 2009 QUE INSTITUI DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA O AEE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, MODALIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL; A RESOLUÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA Nº 015/2017; A RESOLUÇÃO 10/2013 QUE ESTABELECE NORMAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PARA O AEE NO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA, BEM COMO NOS FUNDAMENTAMOS NAS PESQUISAS DE GOMES (2016), MANTOAN (2003) ENTRE OUTROS. A METODOLOGIA ADOTADA FOI A PESQUISA QUALITATIVA E SEUS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS, ANÁLISES DOS MATERIAIS E DE OBSERVAÇÕES EM CAMPO. A ANÁLISE E O TRATAMENTO DOS DADOS LEVARAM EM CONSIDERAÇÃO A MODALIDADE EDUCACIONAL - EDUCAÇÃO ESPECIAL - E O ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS CARACTERÍSTICAS. OS RESULTADOS PRELIMINARES DEMONSTRARAM QUE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) ACONTECE DE FORMA COMPLEMENTAR E SUPLEMENTAR AO ENSINO REGULAR E QUE TEM COMO PÚBLICO ALVO ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO OBSERVAMOS QUE OS RECURSOS UTILIZADOS SÃO OS ESTABELECIDOS PARA SALAS DE TIPO I, SEGUNDO O MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO PROGRAMA DE IMPLEMENTAÇÃO DAS SRM’S E A PROFESSORA DO AEE, ELENCOU QUE SUAS PRINCIPAIS DIFICULDADES SÃO A RESISTÊNCIA QUE OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II APRESENTAM EM RELAÇÃO AOS ATENDIMENTOS E EM TRABALHAR CONJUNTAMENTE E A SIGNIFICATIVA DIMINUIÇÃO NA OFERTA DE CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA. DESSA FORMA, CONCLUÍMOS QUE, APESAR DOS AVANÇOS AO LONGO DA HISTÓRIA AINDA HÁ UM CAMINHO CONSIDERÁVEL A SE PERCORRER PARA QUE EXISTA CONSONÂNCIA ENTRE O QUE A LEGISLAÇÃO REFERENTE A EDUCAÇÃO ESPECIAL ASSEGURA E O QUE REALMENTE E A PRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "AEE, SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, EDUCAÇÃO ESPECIAL, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID3480_13082019221846.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIANE MARQUES DUARTE" "autor_nome_curto" => "JOSIANE DUARTE" "autor_email" => "josiduartmarq@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }