Este estudo foi proposto na disciplina de Alfabetização e Letramento em conjunto com a Prática Pedagógica Programada – PPP3 ofertadas no 4º período do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – FE/UERN, quando na oportunidade visitamos a Escola Estadual José de Freitas Nobre localizada no município de Mossoró-RN. O trabalho objetiva refletir sobre a atuação docente para o ensino da leitura e da escrita de forma significativa, como também, discutir a como os alunos avaliam esta prática durante o processo de ensino- aprendizagem. O estudo fundamenta-se no levantamento bibliográfico em: Biasi-Rodrigues (2008), Charlot (2000), Santos e Albuquerque (2005), Therrien (2004) e pesquisa de campo através de entrevistas com 50% dos alunos do 4ºano em uma escola pública estadual e com a professora, além da observação indireta na sala de aula ao acompanhando a prática desta profissional. Os resultados mostram-nos que a utilização de textos reais do cotidiano do aluno na prática do professor, ajuda na efetivação do ensino-aprendizagem, facilitando para a atribuição de sentido pelo discente tornando a aula mais prazerosa e produtiva. Na avaliação realizada pelos alunos, estes consideram fundamental à interação entre o professor e o educando, pois argumentam que esta proximidade ajuda no processo de aquisição do saber. Portanto, concluímos que o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita se tornará mais eficaz quando a prática docente voltasse para o ensino que leve em consideração os gêneros textuais conhecidos pelos educandos e, posteriormente, transportar esse saber para os outros gêneros que ainda são pouco utilizados socialmente.