Artigo Anais V ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A NARRATIVA DE UMA CRIANÇA COM NECESSIDADES VISUAIS EM CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS MULTIMODAIS

Palavra-chaves: ASPECTOS MULTIMODAIS, NARRATIVA, CRIANÇAS COM NECESSIDADES VISUAIS Comunicação Oral (CO) GT-05: Narrativa para crianças: ensino e pesquisa
0 of 0
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 5829 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 251 "inscrito_id" => 477 "titulo" => "A NARRATIVA DE UMA CRIANÇA COM NECESSIDADES VISUAIS EM CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS MULTIMODAIS" "resumo" => "Este trabalho propõe analisar os aspectos multimodais utilizados, por uma criança com necessidades visuais, na narrativa de história; respaldando-se na perspectiva de funcionamento multimodal da linguagem, proposta por Kendon (1982), McNeill (2000), Cavalcante (2009) e nas contribuições de Dalvi; Rezende; Jover-Faleiros (2013) sobre literatura e ensino. Para isso, foi realizado um estudo observacional no ambiente escolar, no qual a criança, que apresenta cegueira, contou a história da literatura clássica de Branca de Neve. Os dados mostraram que a criança utilizou principalmente a fala com variações na entonação vocal para produzir sentidos. Desse modo, a narrativa oral com suas variações prosódicas, incluindo diferentes entonações, pode ser explorada no ensino de literatura para crianças com necessidades visuais.Este trabalho propõe analisar os aspectos multimodais utilizados, por uma criança com necessidades visuais, na narrativa de história; respaldando-se na perspect" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05: Narrativa para crianças: ensino e pesquisa" "palavra_chave" => "ASPECTOS MULTIMODAIS, NARRATIVA, CRIANÇAS COM NECESSIDADES VISUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_19_31_32_idinscrito_477_3c9d59336b30afcf63bacaf39d628426.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANE GLEICE BARBOSA DE FARIAS NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "CHRIS" "autor_email" => "christiane.farias@oi.com." "autor_ies" => "UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 5829 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 251 "inscrito_id" => 477 "titulo" => "A NARRATIVA DE UMA CRIANÇA COM NECESSIDADES VISUAIS EM CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS MULTIMODAIS" "resumo" => "Este trabalho propõe analisar os aspectos multimodais utilizados, por uma criança com necessidades visuais, na narrativa de história; respaldando-se na perspectiva de funcionamento multimodal da linguagem, proposta por Kendon (1982), McNeill (2000), Cavalcante (2009) e nas contribuições de Dalvi; Rezende; Jover-Faleiros (2013) sobre literatura e ensino. Para isso, foi realizado um estudo observacional no ambiente escolar, no qual a criança, que apresenta cegueira, contou a história da literatura clássica de Branca de Neve. Os dados mostraram que a criança utilizou principalmente a fala com variações na entonação vocal para produzir sentidos. Desse modo, a narrativa oral com suas variações prosódicas, incluindo diferentes entonações, pode ser explorada no ensino de literatura para crianças com necessidades visuais.Este trabalho propõe analisar os aspectos multimodais utilizados, por uma criança com necessidades visuais, na narrativa de história; respaldando-se na perspect" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05: Narrativa para crianças: ensino e pesquisa" "palavra_chave" => "ASPECTOS MULTIMODAIS, NARRATIVA, CRIANÇAS COM NECESSIDADES VISUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_19_31_32_idinscrito_477_3c9d59336b30afcf63bacaf39d628426.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANE GLEICE BARBOSA DE FARIAS NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "CHRIS" "autor_email" => "christiane.farias@oi.com." "autor_ies" => "UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 20 de agosto de 2014

Resumo

Este trabalho propõe analisar os aspectos multimodais utilizados, por uma criança com necessidades visuais, na narrativa de história; respaldando-se na perspectiva de funcionamento multimodal da linguagem, proposta por Kendon (1982), McNeill (2000), Cavalcante (2009) e nas contribuições de Dalvi; Rezende; Jover-Faleiros (2013) sobre literatura e ensino. Para isso, foi realizado um estudo observacional no ambiente escolar, no qual a criança, que apresenta cegueira, contou a história da literatura clássica de Branca de Neve. Os dados mostraram que a criança utilizou principalmente a fala com variações na entonação vocal para produzir sentidos. Desse modo, a narrativa oral com suas variações prosódicas, incluindo diferentes entonações, pode ser explorada no ensino de literatura para crianças com necessidades visuais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.