ESTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DAS VIVÊNCIAS DOS MEMBROS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL- PET PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA NA ESTAÇÃO DA JUVENTUDE DO MUCAMBINHO, SITUADA NO MUNICÍPIO DE SOBRAL/CE. INICIALMENTE, BUSCOU-SE FIRMAR PARCERIA COM A EQUIPE DO LOCAL, ATRAVÉS DE DIÁLOGOS E APRESENTAÇÃO DO GRUPO PET E DE SUAS PROPOSTAS DE AÇÕES PARA A ESTAÇÃO DA JUVENTUDE. O GRUPO DEVIR/PET ATRAVÉS DE ATIVIDADES COMO: OFICINA VOLTADA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO FORMATIVO E DINÂMICO, RODA DE CONVERSA SOBRE PROJETOS DE VIDA, OFICINA SOBRE COMO SE PORTAR EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO E UMA RODA SOBRE SEXUALIDADE. AS REFERIDAS TIVERAM COMO OBJETIVO ATENDER AS NECESSIDADES DOS JOVENS USUÁRIOS DO EQUIPAMENTO MUNICIPAL, ALIANDO-SE A UMA PROPOSTA EDUCATIVA NÃO-FORMAL, SOCIAL E SIGNIFICATIVA. ALÉM DISSO, PARA A EXEQUIBILIDADE DESTAS AÇÕES FORAM REALIZADAS OS PROCESSOS DE TERRITORIALIZAÇÃO E AS BUSCA ATIVA, ALIADOS A ESTUDOS RELACIONADOS A PEDAGOGIA SOCIAL E EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL COM RESPEITO AOS SEUS DESDOBRAMENTOS, CONCOMITANTE TAMBÉM A PESQUISAS REALIZADAS SOBRE O LÓCUS DAS INTERVENÇÕES, BUSCANDO COMPREENDER OS SUJEITOS E SUA CULTURA. SENDO ASSIM, ATRAVÉS DAS VIVÊNCIAS E PESQUISAS REALIZADAS, O TRABALHO DESENVOLVIDO NA ESTAÇÃO DA JUVENTUDE OBTEVE COMO RESULTADO A VINCULAÇÃO COM A COMUNIDADE DO MUCAMBINHO E O PROGRESSO AO INCITAR POR MEIO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS A BUSCA POR PROJETOS DE VIDA PROMOVENDO A AUTOCONFIANÇA DOS JOVENS, POSSIBILITANDO UMA NOVA VISÃO A RESPEITO DE SUAS REALIDADES E DE MUNDO DELINEANDO DESTE MODO, NOVAS PERSPECTIVAS DE VIDA. ALÉM DISSO, A COMUNIDADE ACADÊMICA OBTÉM UMA GAMA EM AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS DISTINTOS SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL ENQUANTO PRÁTICA DOCENTE IMPRESCINDÍVEL, INTEIRAR-SE DA CULTURA LOCAL, NÃO DEIXANDO DE NOS ATENTAR AOS EXPRESSIVOS APRENDIZADOS INDIVIDUAIS QUE CADA PESQUISADOR OBTEVE.