FRUTO DA PESQUISA DE MESTRADO, NESTE ESTUDO, BUSCAMOS DISCUTIR SOBRE O PROCESSO DE EDUCAR PELA PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. PROCURAMOS ENTENDER SE E EM QUE MEDIDA A PESQUISA É INTEGRADA NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (CFP), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB), SITUADO NO MUNICÍPIO DE AMARGOSA/BA. ASSIM, APRESENTAMOS REFLEXÕES A RESPEITO DA ADOÇÃO DA PESQUISA COMO EIXO FORMATIVO, QUE EMBORA SEJA UM TEMA RECONHECIDO NACIONALMENTE, AINDA SÃO POUCOS OS ESTUDOS QUE O RELACIONA ÀS UNIVERSIDADES DO INTERIOR DA BAHIA. O DELINEAMENTO METODOLÓGICO DESTA PESQUISA É DE ABORDAGEM QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA, DESCRITIVA E DOCUMENTAL. ELEGEMOS POR TRABALHAR, CONCOMITANTEMENTE, COM TRÊS INSTRUMENTOS DE PRODUÇÃO DE DADOS: DOCUMENTOS; QUESTIONÁRIO APLICADO AOS DISCENTES; E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM OS DOCENTES DO CURSO. A ANÁLISE DOS DADOS PRODUZIDOS SE DEU POR MEIO DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA. A PARTIR DESTE REFERENCIAL DE ANÁLISE CHEGAMOS A DISCUSSÕES ACERCA DAS VISÕES DOS DOCENTES, DISCENTES E DOCUMENTOS ESTRUTURANTES DO CURSO SOBRE PESQUISA E DA ADOÇÃO DA PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO. POR FIM, APRESENTAMOS NOSSAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DO TRABALHO DESENVOLVIDO, INDICANDO CONTRIBUIÇÕES PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFRB.