AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57497 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 686 "inscrito_id" => 1693 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, BUSCANDO IDENTIFICAR OS DIFERENTES MÉTODOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, REFLETINDO NOS MODELOS DE AVALIAÇÃO. APÓS A ANÁLISE DESSES INDICADORES, PERCEBEU-SE QUE AINDA HOJE É COMUM A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS TRADICIONAIS NA DOCÊNCIA DA MATEMÁTICA, EMBORA AS METODOLOGIAS PROGRESSISTAS SEJAM AS ALTERNATIVAS MAIS COMPLETAS. O MÉTODO DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO UTILIZADO NA METODOLOGIA TRADICIONAL INTERPÕE UM HORIZONTE NO APRENDIZADO DO ALUNO, DE MODO QUE ESTE DESENVOLVA SUAS HABILIDADES DE MANEIRA MECANIZADA, ALÉM DE POUCO CRÍTICO-REFLEXIVA, HAJA VISTA QUE NÃO SE PREZA PELO PENSAMENTO AMPLO ACERCA DO ASSUNTO ABORTADO, MAS PELA TRANSMISSÃO FIDEDIGNA DAQUILO QUE O PROFESSOR APRESENTA NA SALA DE AULA. A METODOLOGIA PROGRESSISTA/MEDIADORA, POR OUTRO LADO, MOSTRA-SE MAIS COMPLETA NO TOCANTE AO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO ALUNO, POIS FOCA NA MENTALIDADE CRÍTICA DELE. POR OUTRO LADO, TEM-SE O PROFESSOR COMO AUXILIAR DO ALUNO, NA BUSCA PELA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS PROPOSTOS. CONCLUI-SE DESSE ESTUDO QUE O ENSINO E A AVALIAÇÃO MEDIADORA/PROGRESSISTA ALCANÇAM COM MAIS PRECISÃO OS OBJETIVOS ALMEJADOS NESSE PROCESSO, UMA VEZ QUE PERMITE AO INDIVÍDUO PENSAR E REPENSAR SEUS CAMINHOS PERCORRIDOS PARA SE CHEGAR AO RESULTADO ESPERADO, TANTO POR ELE QUANTO PELO PROFESSOR, QUE DEVE TER A SUA DISPOSIÇÃO UM LEQUE DE ALTERNATIVAS PARA TRABALHAR COM SEUS ALUNOS QUANDO SURGIREM AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 33: Educação" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO, MATEMÁTICA, TRADICIONAL, TRADICIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA33_ID1693_23082019225112.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS DA COSTA ABRANTES" "autor_nome_curto" => "MATHEUS DA COSTA" "autor_email" => "matheusabrantesv2@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57497 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 686 "inscrito_id" => 1693 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, BUSCANDO IDENTIFICAR OS DIFERENTES MÉTODOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, REFLETINDO NOS MODELOS DE AVALIAÇÃO. APÓS A ANÁLISE DESSES INDICADORES, PERCEBEU-SE QUE AINDA HOJE É COMUM A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS TRADICIONAIS NA DOCÊNCIA DA MATEMÁTICA, EMBORA AS METODOLOGIAS PROGRESSISTAS SEJAM AS ALTERNATIVAS MAIS COMPLETAS. O MÉTODO DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO UTILIZADO NA METODOLOGIA TRADICIONAL INTERPÕE UM HORIZONTE NO APRENDIZADO DO ALUNO, DE MODO QUE ESTE DESENVOLVA SUAS HABILIDADES DE MANEIRA MECANIZADA, ALÉM DE POUCO CRÍTICO-REFLEXIVA, HAJA VISTA QUE NÃO SE PREZA PELO PENSAMENTO AMPLO ACERCA DO ASSUNTO ABORTADO, MAS PELA TRANSMISSÃO FIDEDIGNA DAQUILO QUE O PROFESSOR APRESENTA NA SALA DE AULA. A METODOLOGIA PROGRESSISTA/MEDIADORA, POR OUTRO LADO, MOSTRA-SE MAIS COMPLETA NO TOCANTE AO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO ALUNO, POIS FOCA NA MENTALIDADE CRÍTICA DELE. POR OUTRO LADO, TEM-SE O PROFESSOR COMO AUXILIAR DO ALUNO, NA BUSCA PELA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS PROPOSTOS. CONCLUI-SE DESSE ESTUDO QUE O ENSINO E A AVALIAÇÃO MEDIADORA/PROGRESSISTA ALCANÇAM COM MAIS PRECISÃO OS OBJETIVOS ALMEJADOS NESSE PROCESSO, UMA VEZ QUE PERMITE AO INDIVÍDUO PENSAR E REPENSAR SEUS CAMINHOS PERCORRIDOS PARA SE CHEGAR AO RESULTADO ESPERADO, TANTO POR ELE QUANTO PELO PROFESSOR, QUE DEVE TER A SUA DISPOSIÇÃO UM LEQUE DE ALTERNATIVAS PARA TRABALHAR COM SEUS ALUNOS QUANDO SURGIREM AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 33: Educação" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO, MATEMÁTICA, TRADICIONAL, TRADICIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA33_ID1693_23082019225112.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS DA COSTA ABRANTES" "autor_nome_curto" => "MATHEUS DA COSTA" "autor_email" => "matheusabrantesv2@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }