Artigo Anais VI JOIN / Brasil - Portugal

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, ENSINO, MATEMÁTICA, TRADICIONAL, TRADICIONAL Comunicação Oral (CO) AT 33: Educação
0 of 0
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57497 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 686 "inscrito_id" => 1693 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, BUSCANDO IDENTIFICAR OS DIFERENTES MÉTODOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, REFLETINDO NOS MODELOS DE AVALIAÇÃO. APÓS A ANÁLISE DESSES INDICADORES, PERCEBEU-SE QUE AINDA HOJE É COMUM A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS TRADICIONAIS NA DOCÊNCIA DA MATEMÁTICA, EMBORA AS METODOLOGIAS PROGRESSISTAS SEJAM AS ALTERNATIVAS MAIS COMPLETAS. O MÉTODO DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO UTILIZADO NA METODOLOGIA TRADICIONAL INTERPÕE UM HORIZONTE NO APRENDIZADO DO ALUNO, DE MODO QUE ESTE DESENVOLVA SUAS HABILIDADES DE MANEIRA MECANIZADA, ALÉM DE POUCO CRÍTICO-REFLEXIVA, HAJA VISTA QUE NÃO SE PREZA PELO PENSAMENTO AMPLO ACERCA DO ASSUNTO ABORTADO, MAS PELA TRANSMISSÃO FIDEDIGNA DAQUILO QUE O PROFESSOR APRESENTA NA SALA DE AULA. A METODOLOGIA PROGRESSISTA/MEDIADORA, POR OUTRO LADO, MOSTRA-SE MAIS COMPLETA NO TOCANTE AO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO ALUNO, POIS FOCA NA MENTALIDADE CRÍTICA DELE. POR OUTRO LADO, TEM-SE O PROFESSOR COMO AUXILIAR DO ALUNO, NA BUSCA PELA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS PROPOSTOS. CONCLUI-SE DESSE ESTUDO QUE O ENSINO E A AVALIAÇÃO MEDIADORA/PROGRESSISTA ALCANÇAM COM MAIS PRECISÃO OS OBJETIVOS ALMEJADOS NESSE PROCESSO, UMA VEZ QUE PERMITE AO INDIVÍDUO PENSAR E REPENSAR SEUS CAMINHOS PERCORRIDOS PARA SE CHEGAR AO RESULTADO ESPERADO, TANTO POR ELE QUANTO PELO PROFESSOR, QUE DEVE TER A SUA DISPOSIÇÃO UM LEQUE DE ALTERNATIVAS PARA TRABALHAR COM SEUS ALUNOS QUANDO SURGIREM AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, BUSCANDO IDENTIFICAR OS DIFERENTES MÉTODOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDI" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 33: Educação" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO, MATEMÁTICA, TRADICIONAL, TRADICIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA33_ID1693_23082019225112.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS DA COSTA ABRANTES" "autor_nome_curto" => "MATHEUS DA COSTA" "autor_email" => "matheusabrantesv2@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57497 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 686 "inscrito_id" => 1693 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, BUSCANDO IDENTIFICAR OS DIFERENTES MÉTODOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, REFLETINDO NOS MODELOS DE AVALIAÇÃO. APÓS A ANÁLISE DESSES INDICADORES, PERCEBEU-SE QUE AINDA HOJE É COMUM A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS TRADICIONAIS NA DOCÊNCIA DA MATEMÁTICA, EMBORA AS METODOLOGIAS PROGRESSISTAS SEJAM AS ALTERNATIVAS MAIS COMPLETAS. O MÉTODO DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO UTILIZADO NA METODOLOGIA TRADICIONAL INTERPÕE UM HORIZONTE NO APRENDIZADO DO ALUNO, DE MODO QUE ESTE DESENVOLVA SUAS HABILIDADES DE MANEIRA MECANIZADA, ALÉM DE POUCO CRÍTICO-REFLEXIVA, HAJA VISTA QUE NÃO SE PREZA PELO PENSAMENTO AMPLO ACERCA DO ASSUNTO ABORTADO, MAS PELA TRANSMISSÃO FIDEDIGNA DAQUILO QUE O PROFESSOR APRESENTA NA SALA DE AULA. A METODOLOGIA PROGRESSISTA/MEDIADORA, POR OUTRO LADO, MOSTRA-SE MAIS COMPLETA NO TOCANTE AO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO ALUNO, POIS FOCA NA MENTALIDADE CRÍTICA DELE. POR OUTRO LADO, TEM-SE O PROFESSOR COMO AUXILIAR DO ALUNO, NA BUSCA PELA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS PROPOSTOS. CONCLUI-SE DESSE ESTUDO QUE O ENSINO E A AVALIAÇÃO MEDIADORA/PROGRESSISTA ALCANÇAM COM MAIS PRECISÃO OS OBJETIVOS ALMEJADOS NESSE PROCESSO, UMA VEZ QUE PERMITE AO INDIVÍDUO PENSAR E REPENSAR SEUS CAMINHOS PERCORRIDOS PARA SE CHEGAR AO RESULTADO ESPERADO, TANTO POR ELE QUANTO PELO PROFESSOR, QUE DEVE TER A SUA DISPOSIÇÃO UM LEQUE DE ALTERNATIVAS PARA TRABALHAR COM SEUS ALUNOS QUANDO SURGIREM AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, BUSCANDO IDENTIFICAR OS DIFERENTES MÉTODOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDI" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 33: Educação" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO, MATEMÁTICA, TRADICIONAL, TRADICIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA33_ID1693_23082019225112.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS DA COSTA ABRANTES" "autor_nome_curto" => "MATHEUS DA COSTA" "autor_email" => "matheusabrantesv2@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 04 de setembro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, BUSCANDO IDENTIFICAR OS DIFERENTES MÉTODOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, REFLETINDO NOS MODELOS DE AVALIAÇÃO. APÓS A ANÁLISE DESSES INDICADORES, PERCEBEU-SE QUE AINDA HOJE É COMUM A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS TRADICIONAIS NA DOCÊNCIA DA MATEMÁTICA, EMBORA AS METODOLOGIAS PROGRESSISTAS SEJAM AS ALTERNATIVAS MAIS COMPLETAS. O MÉTODO DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO UTILIZADO NA METODOLOGIA TRADICIONAL INTERPÕE UM HORIZONTE NO APRENDIZADO DO ALUNO, DE MODO QUE ESTE DESENVOLVA SUAS HABILIDADES DE MANEIRA MECANIZADA, ALÉM DE POUCO CRÍTICO-REFLEXIVA, HAJA VISTA QUE NÃO SE PREZA PELO PENSAMENTO AMPLO ACERCA DO ASSUNTO ABORTADO, MAS PELA TRANSMISSÃO FIDEDIGNA DAQUILO QUE O PROFESSOR APRESENTA NA SALA DE AULA. A METODOLOGIA PROGRESSISTA/MEDIADORA, POR OUTRO LADO, MOSTRA-SE MAIS COMPLETA NO TOCANTE AO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO ALUNO, POIS FOCA NA MENTALIDADE CRÍTICA DELE. POR OUTRO LADO, TEM-SE O PROFESSOR COMO AUXILIAR DO ALUNO, NA BUSCA PELA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS PROPOSTOS. CONCLUI-SE DESSE ESTUDO QUE O ENSINO E A AVALIAÇÃO MEDIADORA/PROGRESSISTA ALCANÇAM COM MAIS PRECISÃO OS OBJETIVOS ALMEJADOS NESSE PROCESSO, UMA VEZ QUE PERMITE AO INDIVÍDUO PENSAR E REPENSAR SEUS CAMINHOS PERCORRIDOS PARA SE CHEGAR AO RESULTADO ESPERADO, TANTO POR ELE QUANTO PELO PROFESSOR, QUE DEVE TER A SUA DISPOSIÇÃO UM LEQUE DE ALTERNATIVAS PARA TRABALHAR COM SEUS ALUNOS QUANDO SURGIREM AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.