Artigo Anais VI JOIN / Brasil - Portugal

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

O APLICATIVO MATH GAMES COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DAS TICS: VIVÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SÃO GONÇALO DOS CAMPOS – BAHIA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM MATEMÁTICA, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), APLICATIVO MATH GAMES Comunicação Oral (CO) AT 33: Educação
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57768
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 509
    "inscrito_id" => 1174
    "titulo" => "O APLICATIVO MATH GAMES COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DAS TICS: VIVÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SÃO GONÇALO DOS CAMPOS – BAHIA"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO É FRUTO DA TESE DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE INTERAMERICANA DE NATUREZA EXPERIMENTAL E OBJETIVA ANALISAR COMO O APLICATIVO MATH GAMES CONTRIBUIU NA COMPREENSÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS DO 7.º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SÃO GONÇALO DOS CAMPOS - BA, TENDO COMO FOCO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CONTEXTUALIZADA. OBSERVA-SE QUE NOVOS PARADIGMAS SÃO LANÇADOS SOB O ENFOQUE DO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS PADRÕES ANTES DETERMINANTES SÉRIE/IDADE, UMA VEZ QUE, AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) TÊM POSIÇÃO MARCANTE, E DETERMINA UM NOVO MODELO DE SOCIEDADE. DIANTE DISSO, ESTE ESTUDO FOI IDEALIZADO E CONSTRUÍDO A PARTIR DA INQUIETAÇÃO DE TORNAR A MATEMÁTICA MAIS PRÓXIMA DO ALUNO DO 7.º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL II - ANOS FINAIS, COM O APLICATIVO MATH GAMES, ESTIMULANDO O CÁLCULO MENTAL MATEMÁTICO, DAS OPERAÇÕES ADITIVAS DA ARITMÉTICA, A FIM DE AGUÇAR O PENSAMENTO LÓGICO MATEMÁTICO. ESTE ESTUDO FOI ELABORADO COM A INTENÇÃO DE RESSIGNIFICAR O USO DA TECNOLOGIA, ATRAVÉS DA LUDICIDADE, PARA A APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI EXPERIMENTAL, COM VIÉS QUALITATIVO E UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE: O ENSINO DA MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO E LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), APLICATIVO DIGITAL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO. NOS RESULTADOS EVIDENCIA-SE QUE NO GRUPO EXPERIMENTAL O MATH GAMES, ALÉM DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL PESSOAL PROPORCIONOU SIGNIFICATIVO AVANÇOS PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DAS OPERAÇÕES ADITIVAS DA ARITMÉTICA, COM OLHAR PARA A SUPERAÇÃO E LUDICIDADE, PORÉM NO GRUPO DE CONTROLE FICOU EVIDENCIADO A AUSÊNCIA DAS TICS COMO MARCADORES PARA O BAIXO RENDIMENTO MATEMÁTICO. NAS CONSIDERAÇÕES FINAIS REAFIRMA-SE QUE OS JOGOS DIGITAIS EM AMBIENTES DE APRENDIZAGENS TANGENCIAM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA QUE PRECISA IMPLICAR A PRODUÇÃO DO PRÓPRIO GAME OU EM SUA ESCOLHA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 33: Educação"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM MATEMÁTICA, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), APLICATIVO MATH GAMES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA107_ID1174_21082019165920.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE CRISTINA DE BARROS MONTEIRO CERQUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELAINE MONTEIRO "
    "autor_email" => "elacristinacer@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDAD INTERAMERICANA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57768
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 509
    "inscrito_id" => 1174
    "titulo" => "O APLICATIVO MATH GAMES COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DAS TICS: VIVÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SÃO GONÇALO DOS CAMPOS – BAHIA"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO É FRUTO DA TESE DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE INTERAMERICANA DE NATUREZA EXPERIMENTAL E OBJETIVA ANALISAR COMO O APLICATIVO MATH GAMES CONTRIBUIU NA COMPREENSÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS DO 7.º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SÃO GONÇALO DOS CAMPOS - BA, TENDO COMO FOCO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CONTEXTUALIZADA. OBSERVA-SE QUE NOVOS PARADIGMAS SÃO LANÇADOS SOB O ENFOQUE DO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS PADRÕES ANTES DETERMINANTES SÉRIE/IDADE, UMA VEZ QUE, AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) TÊM POSIÇÃO MARCANTE, E DETERMINA UM NOVO MODELO DE SOCIEDADE. DIANTE DISSO, ESTE ESTUDO FOI IDEALIZADO E CONSTRUÍDO A PARTIR DA INQUIETAÇÃO DE TORNAR A MATEMÁTICA MAIS PRÓXIMA DO ALUNO DO 7.º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL II - ANOS FINAIS, COM O APLICATIVO MATH GAMES, ESTIMULANDO O CÁLCULO MENTAL MATEMÁTICO, DAS OPERAÇÕES ADITIVAS DA ARITMÉTICA, A FIM DE AGUÇAR O PENSAMENTO LÓGICO MATEMÁTICO. ESTE ESTUDO FOI ELABORADO COM A INTENÇÃO DE RESSIGNIFICAR O USO DA TECNOLOGIA, ATRAVÉS DA LUDICIDADE, PARA A APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI EXPERIMENTAL, COM VIÉS QUALITATIVO E UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE: O ENSINO DA MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO E LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), APLICATIVO DIGITAL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO. NOS RESULTADOS EVIDENCIA-SE QUE NO GRUPO EXPERIMENTAL O MATH GAMES, ALÉM DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL PESSOAL PROPORCIONOU SIGNIFICATIVO AVANÇOS PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DAS OPERAÇÕES ADITIVAS DA ARITMÉTICA, COM OLHAR PARA A SUPERAÇÃO E LUDICIDADE, PORÉM NO GRUPO DE CONTROLE FICOU EVIDENCIADO A AUSÊNCIA DAS TICS COMO MARCADORES PARA O BAIXO RENDIMENTO MATEMÁTICO. NAS CONSIDERAÇÕES FINAIS REAFIRMA-SE QUE OS JOGOS DIGITAIS EM AMBIENTES DE APRENDIZAGENS TANGENCIAM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA QUE PRECISA IMPLICAR A PRODUÇÃO DO PRÓPRIO GAME OU EM SUA ESCOLHA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 33: Educação"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM MATEMÁTICA, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), APLICATIVO MATH GAMES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA107_ID1174_21082019165920.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE CRISTINA DE BARROS MONTEIRO CERQUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELAINE MONTEIRO "
    "autor_email" => "elacristinacer@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDAD INTERAMERICANA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de setembro de 2019

Resumo

ESTE ESTUDO É FRUTO DA TESE DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE INTERAMERICANA DE NATUREZA EXPERIMENTAL E OBJETIVA ANALISAR COMO O APLICATIVO MATH GAMES CONTRIBUIU NA COMPREENSÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS DO 7.º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SÃO GONÇALO DOS CAMPOS - BA, TENDO COMO FOCO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CONTEXTUALIZADA. OBSERVA-SE QUE NOVOS PARADIGMAS SÃO LANÇADOS SOB O ENFOQUE DO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS PADRÕES ANTES DETERMINANTES SÉRIE/IDADE, UMA VEZ QUE, AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) TÊM POSIÇÃO MARCANTE, E DETERMINA UM NOVO MODELO DE SOCIEDADE. DIANTE DISSO, ESTE ESTUDO FOI IDEALIZADO E CONSTRUÍDO A PARTIR DA INQUIETAÇÃO DE TORNAR A MATEMÁTICA MAIS PRÓXIMA DO ALUNO DO 7.º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL II - ANOS FINAIS, COM O APLICATIVO MATH GAMES, ESTIMULANDO O CÁLCULO MENTAL MATEMÁTICO, DAS OPERAÇÕES ADITIVAS DA ARITMÉTICA, A FIM DE AGUÇAR O PENSAMENTO LÓGICO MATEMÁTICO. ESTE ESTUDO FOI ELABORADO COM A INTENÇÃO DE RESSIGNIFICAR O USO DA TECNOLOGIA, ATRAVÉS DA LUDICIDADE, PARA A APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI EXPERIMENTAL, COM VIÉS QUALITATIVO E UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE: O ENSINO DA MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO E LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), APLICATIVO DIGITAL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO. NOS RESULTADOS EVIDENCIA-SE QUE NO GRUPO EXPERIMENTAL O MATH GAMES, ALÉM DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL PESSOAL PROPORCIONOU SIGNIFICATIVO AVANÇOS PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DAS OPERAÇÕES ADITIVAS DA ARITMÉTICA, COM OLHAR PARA A SUPERAÇÃO E LUDICIDADE, PORÉM NO GRUPO DE CONTROLE FICOU EVIDENCIADO A AUSÊNCIA DAS TICS COMO MARCADORES PARA O BAIXO RENDIMENTO MATEMÁTICO. NAS CONSIDERAÇÕES FINAIS REAFIRMA-SE QUE OS JOGOS DIGITAIS EM AMBIENTES DE APRENDIZAGENS TANGENCIAM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA QUE PRECISA IMPLICAR A PRODUÇÃO DO PRÓPRIO GAME OU EM SUA ESCOLHA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.