O APLICATIVO MATH GAMES COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DAS TICS: VIVÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SÃO GONÇALO DOS CAMPOS – BAHIA
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57768 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 509 "inscrito_id" => 1174 "titulo" => "O APLICATIVO MATH GAMES COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DAS TICS: VIVÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SÃO GONÇALO DOS CAMPOS – BAHIA" "resumo" => "ESTE ESTUDO É FRUTO DA TESE DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE INTERAMERICANA DE NATUREZA EXPERIMENTAL E OBJETIVA ANALISAR COMO O APLICATIVO MATH GAMES CONTRIBUIU NA COMPREENSÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS DO 7.º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SÃO GONÇALO DOS CAMPOS - BA, TENDO COMO FOCO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CONTEXTUALIZADA. OBSERVA-SE QUE NOVOS PARADIGMAS SÃO LANÇADOS SOB O ENFOQUE DO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS PADRÕES ANTES DETERMINANTES SÉRIE/IDADE, UMA VEZ QUE, AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) TÊM POSIÇÃO MARCANTE, E DETERMINA UM NOVO MODELO DE SOCIEDADE. DIANTE DISSO, ESTE ESTUDO FOI IDEALIZADO E CONSTRUÍDO A PARTIR DA INQUIETAÇÃO DE TORNAR A MATEMÁTICA MAIS PRÓXIMA DO ALUNO DO 7.º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL II - ANOS FINAIS, COM O APLICATIVO MATH GAMES, ESTIMULANDO O CÁLCULO MENTAL MATEMÁTICO, DAS OPERAÇÕES ADITIVAS DA ARITMÉTICA, A FIM DE AGUÇAR O PENSAMENTO LÓGICO MATEMÁTICO. ESTE ESTUDO FOI ELABORADO COM A INTENÇÃO DE RESSIGNIFICAR O USO DA TECNOLOGIA, ATRAVÉS DA LUDICIDADE, PARA A APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI EXPERIMENTAL, COM VIÉS QUALITATIVO E UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE: O ENSINO DA MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO E LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), APLICATIVO DIGITAL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO. NOS RESULTADOS EVIDENCIA-SE QUE NO GRUPO EXPERIMENTAL O MATH GAMES, ALÉM DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL PESSOAL PROPORCIONOU SIGNIFICATIVO AVANÇOS PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DAS OPERAÇÕES ADITIVAS DA ARITMÉTICA, COM OLHAR PARA A SUPERAÇÃO E LUDICIDADE, PORÉM NO GRUPO DE CONTROLE FICOU EVIDENCIADO A AUSÊNCIA DAS TICS COMO MARCADORES PARA O BAIXO RENDIMENTO MATEMÁTICO. NAS CONSIDERAÇÕES FINAIS REAFIRMA-SE QUE OS JOGOS DIGITAIS EM AMBIENTES DE APRENDIZAGENS TANGENCIAM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA QUE PRECISA IMPLICAR A PRODUÇÃO DO PRÓPRIO GAME OU EM SUA ESCOLHA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 33: Educação" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM MATEMÁTICA, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), APLICATIVO MATH GAMES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA107_ID1174_21082019165920.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE CRISTINA DE BARROS MONTEIRO CERQUEIRA" "autor_nome_curto" => "ELAINE MONTEIRO " "autor_email" => "elacristinacer@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD INTERAMERICANA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57768 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 509 "inscrito_id" => 1174 "titulo" => "O APLICATIVO MATH GAMES COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DAS TICS: VIVÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SÃO GONÇALO DOS CAMPOS – BAHIA" "resumo" => "ESTE ESTUDO É FRUTO DA TESE DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE INTERAMERICANA DE NATUREZA EXPERIMENTAL E OBJETIVA ANALISAR COMO O APLICATIVO MATH GAMES CONTRIBUIU NA COMPREENSÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS DO 7.º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SÃO GONÇALO DOS CAMPOS - BA, TENDO COMO FOCO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CONTEXTUALIZADA. OBSERVA-SE QUE NOVOS PARADIGMAS SÃO LANÇADOS SOB O ENFOQUE DO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS PADRÕES ANTES DETERMINANTES SÉRIE/IDADE, UMA VEZ QUE, AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) TÊM POSIÇÃO MARCANTE, E DETERMINA UM NOVO MODELO DE SOCIEDADE. DIANTE DISSO, ESTE ESTUDO FOI IDEALIZADO E CONSTRUÍDO A PARTIR DA INQUIETAÇÃO DE TORNAR A MATEMÁTICA MAIS PRÓXIMA DO ALUNO DO 7.º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL II - ANOS FINAIS, COM O APLICATIVO MATH GAMES, ESTIMULANDO O CÁLCULO MENTAL MATEMÁTICO, DAS OPERAÇÕES ADITIVAS DA ARITMÉTICA, A FIM DE AGUÇAR O PENSAMENTO LÓGICO MATEMÁTICO. ESTE ESTUDO FOI ELABORADO COM A INTENÇÃO DE RESSIGNIFICAR O USO DA TECNOLOGIA, ATRAVÉS DA LUDICIDADE, PARA A APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI EXPERIMENTAL, COM VIÉS QUALITATIVO E UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE: O ENSINO DA MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO E LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), APLICATIVO DIGITAL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO. NOS RESULTADOS EVIDENCIA-SE QUE NO GRUPO EXPERIMENTAL O MATH GAMES, ALÉM DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL PESSOAL PROPORCIONOU SIGNIFICATIVO AVANÇOS PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DAS OPERAÇÕES ADITIVAS DA ARITMÉTICA, COM OLHAR PARA A SUPERAÇÃO E LUDICIDADE, PORÉM NO GRUPO DE CONTROLE FICOU EVIDENCIADO A AUSÊNCIA DAS TICS COMO MARCADORES PARA O BAIXO RENDIMENTO MATEMÁTICO. NAS CONSIDERAÇÕES FINAIS REAFIRMA-SE QUE OS JOGOS DIGITAIS EM AMBIENTES DE APRENDIZAGENS TANGENCIAM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA QUE PRECISA IMPLICAR A PRODUÇÃO DO PRÓPRIO GAME OU EM SUA ESCOLHA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 33: Educação" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM MATEMÁTICA, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), APLICATIVO MATH GAMES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA107_ID1174_21082019165920.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE CRISTINA DE BARROS MONTEIRO CERQUEIRA" "autor_nome_curto" => "ELAINE MONTEIRO " "autor_email" => "elacristinacer@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD INTERAMERICANA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }