O PRESENTE ESTUDO JUSTIFICA-SE PELO INTERESSE EM DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DO PAPEL ATRIBUÍDO À EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UNIDADES PRISIONAIS. TRAÇOU-SE COMO OBJETIVO GERAL: DISCUTIR O SIGNIFICATIVO PAPEL ATRIBUÍDO À EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PRIVADOS DE LIBERDADE. TOMANDO COMO PRINCÍPIO QUE A BUSCA PELA EDUCAÇÃO ORIGINA-SE DAS NECESSIDADES DOS EDUCANDOS, À BASE DE TOTAL DIÁLOGO ENTRE DOCÊNCIA E DISCÊNCIA, BUSCANDO INTENCIONALIDADE NOS TEMAS PROPOSTOS PARA OS EDUCANDOS; VISANDO ORIENTAR SOBRE O CONTEXTO EM QUE ESTÃO INSERIDOS, BEM COMO AMPLIAR A COMPREENSÃO SOBRE OS PROBLEMAS QUE AFETAM SEU COTIDIANO. NA METODOLOGIA LANÇOU-SE MÃOS DA PESQUISA QUALITATIVA, PESQUISA DE CAMPO, ENTREVISTAS E QUESTIONÁRIOS. TODAVIA DE POSSE DOS RESULTADOS NOTA-SE QUE CONTEXTUALIZAR UNIDADE PRISIONAL E EDUCAÇÃO, ATENTANDO PARA COMO A REINSERÇÃO É PROPORCIONADA AOS INTERNOS, COMO INTERAGEM NO AMBIENTE EDUCACIONAL QUE FREQUENTAM, BEM COMO A INTERMEDIAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS SOCIAIS E CULTURAIS, SUAS CONCEPÇÕES QUANTO AO DESEJO DE AMPLIAR SUA COMPREENSÃO, MEIOS DE AÇÃO E SOCIALIZAÇÃO COM O MUNDO.