GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57692 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 383 "inscrito_id" => 1343 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "A GAMIFICAÇÃO É UMA DAS METODOLOGIAS ATIVAS QUE VEM INFLUENCIADO BASTANTE NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS. ESSA METODOLOGIA PARTE DO PRINCÍPIO DE PENSAR E AGIR COMO EM UM JOGO, ENTRETANTO EM UM CONTEXTO FORA DO JOGO, COM O FOCO NA MOTIVAÇÃO E NA PROMOÇÃO DO APRENDIZADO. A UTILIZAÇÃO DESSA E DE OUTRAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA AINDA NÃO É ALGO MUITO PRESENTE NAS SALAS DE AULAS, VISTO QUE GRANDE PARTE DOS DOCENTES AINDA UTILIZA A AULA EXPOSITIVA COMO ESTRATÉGIA PRINCIPAL. DIANTE DISSO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PROPOR A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA PARA PROMOVER UMA AULA MAIS INTERESSANTE E MOTIVADORA. DESENVOLVEMOS UM JOGO, INTITULADO COMO QUIZ DOS ALIMENTOS, QUE FOI APLICADO EM UMA TURMA DE 1º ANO DE ENSINO MÉDIO DA E.E.M. GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MASSAPÊ-CE. A APLICAÇÃO SE DEU ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FINANCIADO PELA CAPES. ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DO JOGO NO ENSINO DE BIOLOGIA, PERCEBEMOS O QUANTO A SUA UTILIZAÇÃO PODE SER PROVEITOSA NO AMBIENTE ESCOLAR, PRINCIPALMENTE NO SENTIDO DE MOTIVAR E ENVOLVER OS ALUNOS NUMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA. O USO DESSES RECURSOS E METODOLOGIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA E DE OUTRAS DISCIPLINAS, SURGE COMO UMA MANEIRA DE TORNAR A ESCOLA MAIS INTERESSANTE PARA OS ALUNOS. OS PROFESSORES, BEM COMO OS GESTORES E MEMBROS QUE ELABORAM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS, DEVEM PENSAR EM AÇÕES DIDÁTICAS QUE POSSAM MOTIVAR, INCENTIVAR A AUTONOMIA DOS ALUNOS, A PARTICIPAÇÃO ATIVA E O TRABALHO COLABORATIVO EM SALA DE AULA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 06: Ciências Biológicas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, METODOLOGIA, DIDÁTICA, JOGOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA6_ID1343_06082019195657.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEORGE MIKAEL RIPARDO SOUSA" "autor_nome_curto" => "JEORGE SOUSA" "autor_email" => "jeorgemikael@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57692 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 383 "inscrito_id" => 1343 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "A GAMIFICAÇÃO É UMA DAS METODOLOGIAS ATIVAS QUE VEM INFLUENCIADO BASTANTE NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS. ESSA METODOLOGIA PARTE DO PRINCÍPIO DE PENSAR E AGIR COMO EM UM JOGO, ENTRETANTO EM UM CONTEXTO FORA DO JOGO, COM O FOCO NA MOTIVAÇÃO E NA PROMOÇÃO DO APRENDIZADO. A UTILIZAÇÃO DESSA E DE OUTRAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA AINDA NÃO É ALGO MUITO PRESENTE NAS SALAS DE AULAS, VISTO QUE GRANDE PARTE DOS DOCENTES AINDA UTILIZA A AULA EXPOSITIVA COMO ESTRATÉGIA PRINCIPAL. DIANTE DISSO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PROPOR A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA PARA PROMOVER UMA AULA MAIS INTERESSANTE E MOTIVADORA. DESENVOLVEMOS UM JOGO, INTITULADO COMO QUIZ DOS ALIMENTOS, QUE FOI APLICADO EM UMA TURMA DE 1º ANO DE ENSINO MÉDIO DA E.E.M. GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MASSAPÊ-CE. A APLICAÇÃO SE DEU ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FINANCIADO PELA CAPES. ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DO JOGO NO ENSINO DE BIOLOGIA, PERCEBEMOS O QUANTO A SUA UTILIZAÇÃO PODE SER PROVEITOSA NO AMBIENTE ESCOLAR, PRINCIPALMENTE NO SENTIDO DE MOTIVAR E ENVOLVER OS ALUNOS NUMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA. O USO DESSES RECURSOS E METODOLOGIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA E DE OUTRAS DISCIPLINAS, SURGE COMO UMA MANEIRA DE TORNAR A ESCOLA MAIS INTERESSANTE PARA OS ALUNOS. OS PROFESSORES, BEM COMO OS GESTORES E MEMBROS QUE ELABORAM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS, DEVEM PENSAR EM AÇÕES DIDÁTICAS QUE POSSAM MOTIVAR, INCENTIVAR A AUTONOMIA DOS ALUNOS, A PARTICIPAÇÃO ATIVA E O TRABALHO COLABORATIVO EM SALA DE AULA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 06: Ciências Biológicas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, METODOLOGIA, DIDÁTICA, JOGOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA6_ID1343_06082019195657.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEORGE MIKAEL RIPARDO SOUSA" "autor_nome_curto" => "JEORGE SOUSA" "autor_email" => "jeorgemikael@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }