A FÍSICA, POR TER UM CARÁTER ALTAMENTE INVESTIGATIVO E SE PREOCUPAR COM O ENTENDIMENTO DE FENÔMENOS COTIDIANOS, É FORTE CANDIDATA A RECEBER MÉTODOS DE ENSINO QUE UTILIZEM AS FERRAMENTAS DA TDIC. PARA VRANKAR APUD MEDEIROS E MEDEIROS (2002), MESMO EXISTINDO DÚVIDAS SOBRE AS VANTAGENS DO USO DO COMPUTADOR, O SEU PROVEITO NO CAMPO EDUCACIONAL DO PENSAMENTO LÓGICO DA FÍSICA SERIA INQUESTIONÁVEL. PARTE DESSA VANTAGEM EM UTILIZAR O COMPUTADOR NO ENSINO DE FÍSICA, SEGUNDO GOMES (2010), ESTÁ NA DIFICULDADE DE ALGUNS ALUNOS PARA NÃO COMPREENDER FENÔMENOS QUE REQUEIRAM UM NÍVEL DE ABSTRAÇÃO MAIS ELABORADO OU UMA ABORDAGEM MATEMÁTICA DIFÍCIL SE UTILIZADOS OS MÉTODOS TRADICIONAIS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. E NESSA INSERÇÃO DO COMPUTADOR NA SALA DE AULA, QUAL O VERDADEIRO PAPEL DA MÁQUINA? ELA PODE SER CONSIDERADA UMA POUPADORA DE TEMPO PARA O PROFESSOR OU UM RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM? PARTINDO DESSA PREOCUPAÇÃO APRESENTAMOS NAS PRÓXIMAS SEÇÕES PONTOS POSITIVOS E DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS QUANTO A UTILIZAÇÃO DA TDIC NO ENSINO DE FÍSICA, PRINCIPALMENTE NOS CURSOS SUPERIORES, FOCO DESTE TRABALHO.