DURANTE A ETAPA DE PRODUÇÃO DO PETRÓLEO, SÃO RETIRADOS DOS POÇOS GASES E ÓLEO QUE, A PRINCÍPIO, ENCONTRAM-SE EM MISTURA COM PARTÍCULAS DE AREIA, ÁGUA OU OUTRAS IMPUREZAS. FAZ-SE NECESSÁRIO UMA SEPARAÇÃO INICIAL DESSAS SUBSTÂNCIAS, DIRECIONANDO ÁGUA, ÓLEO E GASES A DIFERENTES DUTOS. AS TUBULAÇÕES RESPONSÁVEIS PELO TRANSPORTE DOS GASES A ALTA PRESSÃO DEVEM SUPORTAR TAIS CONDIÇÕES SEM QUE HAJA DANOS À SUA ESTRUTURA, GARANTINDO MELHOR DESEMPENHO NA PRODUÇÃO E SEGURANÇA, EXIGINDO, TAMBÉM, ALTAS PRECAUÇÕES, COMO O USO DE UM MATERIAL ADEQUADO QUE GARANTA O FLUXO CONTÍNUO DO FLUIDO. SOB ESTES ASPECTOS, ESTE TRABALHO OBJETIVOU REALIZAR UM ESTUDO DE CASO SOBRE TUBULAÇÕES QUE EFETUAM TRANSPORTE DE GÁS SOB ALTA PRESSÃO E ELABORAR UM PLANO DE SELEÇÃO DO MATERIAL QUE IRÁ COMPOR ESTA ESTRUTURA. PARA TANTO FORAM EMPREGADOS OS CONCEITOS DO ÍNDICE DE MÉRITO (IM), QUE DETERMINA AS VARIÁVEIS IMPORTANTES DO PROCESSO E SUAS RELAÇÕES FUNCIONAIS, E A METODOLOGIA DE ASHBY, QUE IDENTIFICA O PERFIL DE ATRIBUTOS DO MATERIAL DESEJADO E O COMPARA COM OS DOS MATERIAIS DE ENGENHARIA REAIS PARA ENCONTRAR A MELHOR COMBINAÇÃO DE PROPRIEDADES. POR FIM, DEMONSTROU-SE O USO DESSAS METODOLOGIAS E A CLASSE DOS METAIS COMO AQUELA QUE REÚNE AS MAIORES VANTAGENS PARA USO NAS ESTRUTURAS TUBULARES DE ALTA PRESSÃO, E, ENTRE ESSES, O AÇO-CARBONO COMO A LIGA MAIS INDICADA.