EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRODUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM BRAILE
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57610 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 128 "inscrito_id" => 118 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRODUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM BRAILE" "resumo" => "ESTE ARTIGO, VISA RELATAR UMA PESQUISA EM ANDAMENTO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE TABELAS PERIÓDICAS EM BRAILE, PRODUZIDAS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E RECICLADOS, COMO POSSÍVEL FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA VOLTADA AO ATENDIMENTO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, PORTANTO, TRATA-SE DE ESTUDO BIBLIOGRÁFICO VOLTADO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, NA QUAL CONSTA-SE QUE APESAR DA IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA PARA A SOCIEDADE, O ENSINO DELA, SE BASEIA EM CONTEÚDOS ABSTRATOS PARA JUSTIFICAR AS TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO MACROSCÓPICO, DEVIDO A ISSO, É CONSIDERADO DIFÍCIL PARA UMA PARCELA DOS ESTUDANTES, SENDO ASSIM, A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS EDUCACIONAIS DE BAIXO CUSTO REPRESENTAM EXCELENTES ALTERNATIVAS, LOGO O MATERIAL DIDÁTICO É UM INSTRUMENTO EDUCACIONAL QUE AUXILIA O PROFESSOR EM SALA DE AULA, JÁ QUE PERMITE A INTERAÇÃO DOS ALUNOS EM TODO O PROGRESSO PEDAGÓGICO. ENTRE ESSES CONTEÚDOS ESTÁ A TABELA PERIÓDICA, QUE É UM EXCELENTE GUIA DE PESQUISA, SENDO ATRAVÉS DELA, POSSÍVEL IDENTIFICAR OS INÚMEROS ELEMENTOS QUÍMICOS, COM SUAS RESPECTIVAS CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS, ENTRETANTO ELA ESTÁ RELACIONADA COM A VISUALIZAÇÃO DE IMAGENS, SENDO PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL UM ASSUNTO AINDA MAIS COMPLICADO, ASSIM A CONSTRUÇÃO DE TABELAS PERIÓDICAS EM BRAILLE PODE PROMOVER O PROCESSO DE INCLUSÃO NAS SALAS DE AULA DO ENSINO REGULAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 04: Química" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, DEFICIENTES VISUAIS, ENSINO DE QUÍMICA, MATERIAL DIDÁTICO, MATERIAL DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA4_ID118_12072019124219.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIANE CRAVEIRO LIMA" "autor_nome_curto" => "ARIANE" "autor_email" => "craveiroariane@gmail.com" "autor_ies" => "IFCE-CAMPUS UBAJAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57610 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 128 "inscrito_id" => 118 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRODUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM BRAILE" "resumo" => "ESTE ARTIGO, VISA RELATAR UMA PESQUISA EM ANDAMENTO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE TABELAS PERIÓDICAS EM BRAILE, PRODUZIDAS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E RECICLADOS, COMO POSSÍVEL FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA VOLTADA AO ATENDIMENTO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, PORTANTO, TRATA-SE DE ESTUDO BIBLIOGRÁFICO VOLTADO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, NA QUAL CONSTA-SE QUE APESAR DA IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA PARA A SOCIEDADE, O ENSINO DELA, SE BASEIA EM CONTEÚDOS ABSTRATOS PARA JUSTIFICAR AS TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO MACROSCÓPICO, DEVIDO A ISSO, É CONSIDERADO DIFÍCIL PARA UMA PARCELA DOS ESTUDANTES, SENDO ASSIM, A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS EDUCACIONAIS DE BAIXO CUSTO REPRESENTAM EXCELENTES ALTERNATIVAS, LOGO O MATERIAL DIDÁTICO É UM INSTRUMENTO EDUCACIONAL QUE AUXILIA O PROFESSOR EM SALA DE AULA, JÁ QUE PERMITE A INTERAÇÃO DOS ALUNOS EM TODO O PROGRESSO PEDAGÓGICO. ENTRE ESSES CONTEÚDOS ESTÁ A TABELA PERIÓDICA, QUE É UM EXCELENTE GUIA DE PESQUISA, SENDO ATRAVÉS DELA, POSSÍVEL IDENTIFICAR OS INÚMEROS ELEMENTOS QUÍMICOS, COM SUAS RESPECTIVAS CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS, ENTRETANTO ELA ESTÁ RELACIONADA COM A VISUALIZAÇÃO DE IMAGENS, SENDO PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL UM ASSUNTO AINDA MAIS COMPLICADO, ASSIM A CONSTRUÇÃO DE TABELAS PERIÓDICAS EM BRAILLE PODE PROMOVER O PROCESSO DE INCLUSÃO NAS SALAS DE AULA DO ENSINO REGULAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 04: Química" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, DEFICIENTES VISUAIS, ENSINO DE QUÍMICA, MATERIAL DIDÁTICO, MATERIAL DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA4_ID118_12072019124219.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIANE CRAVEIRO LIMA" "autor_nome_curto" => "ARIANE" "autor_email" => "craveiroariane@gmail.com" "autor_ies" => "IFCE-CAMPUS UBAJAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }