O PRESENTE TRABALHO SE DEU ATRAVÉS DA INEGÁVEL NECESSIDADE DE SE REFLETIR CRITICAMENTE ACERCA DE UMA PRÁTICA DOCENTE RELACIONADA COM O ESTUDO DA INTERCULTURALIDADE PRESENTE NA SOCIEDADE BRASILEIRA, UMA VEZ QUE, MUITOS SOCIÓLOGOS, PEDAGOGOS, PSICÓLOGOS E OUTROS PROFISSIONAIS TEM REFLETIDO SOBRE A NECESSIDADE DE DENUNCIAR A REALIDADE DESIGUAL DO BRASIL, EM QUE POVOS AINDA SÃO VITIMAS DE PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO E OUTROS MEIOS EXCLUDENTES. A PARTIR DISSO, MEDIANTE AS CONCEPÇÕES DE MUNDO GLOBALIZADO, FOI DE SUMA RELEVÂNCIA RELACIONAR ESSA PESQUISA COM AS TECNOLOGIAS, QUER SEJAM ELAS DENTRO DOS ESPAÇOS ESCOLARES PÚBLICOS OU QUER SEJAM NOS ESPAÇOS PRIVADOS, EM QUE O MEIO TECNOLÓGICO ESPECÍFICO A SER UTILIZADO É O CINEMA, COMPREENDENDO-O COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL CAPAZ DE POSSIBILITAR O FOMENTO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE SEJA SOCIOEDUCATIVA E QUE CULMINE NO EXERCÍCIO DA CIDADANIA, RESPEITANDO E ALICERÇANDO AS CONCEPÇÕES DE DIREITOS HUMANOS. PARA TANTO, ESSE ESTUDO É DE NATUREZA QUALITATIVA, PELA ANÁLISE DE ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS, BUSCA DISCUTIR O CINEMA NAS SUAS MULTIFACES EDUCACIONAIS, BEM COMO SEU POTENCIAL ENQUANTO MATERIAL PEDAGÓGICO E DIDÁTICO, VISIBILIZANDO AS PECULIARIDADES CULTURAIS DA SOCIEDADE NACIONAL.