DESDE OS PRIMÓRDIOS DA VIDA HUMANA ENCONTRA-SE A EDUCAÇÃO, E ESTA ENCONTRA-SE PRESENTE EM SUAS MAIS DIFERENTES FORMAS DE ENSINO. HARMONICAMENTE A ISTO, NESSE CONTEXTO, A NEGAÇÃO DO CONHECIEMENTO É VIVENCIADA POR ALGUNS SUJEITOS, DE FORMA DEMASIADA, DENOMINADOS OPRIMIDOS. NESSE SENTIDO, CHAMAMOS A ATENÇÃO PARA A BÁRBARIE QUE SE CONSOLIDA COMO FORMA DA AUSÊNCIA DE CRITICIDADE E UM ENSINO COM INFORMAÇÕES QUE SÃO FUNDAMENTAIS PARA UM DESENVOLVIMENTO HUMANO LIVRE.
DESSA MANEIRA, ATRAVÉS DESSA PESQUISA RESSALTAREMOS ASPECTOS À DA NEGAÇÃO DO CONHECIMENTO ENQUANTO MECANISMO DE BÁRBARIE E ADESTRAMENTO DO HOMEM E EM CONTRA PARTIDA, ESTABELECEMOS UM DIÁLOGO QUE SUGERE A EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA, PEDAGOGIA FREIRIANA, COMO UMA PROPOSTA QUE PREVÊ A AFETIVIDADE NO ENSINO E ALMEJA A LIBERTAÇÃO DAS AMARRAS DO OPRIMIDO COM O SOCIEDADE CLASSISTA.