O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR A EXPERIÊNCIA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, DESENVOLVIDA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INICIOU-SE COM A CONSTITUIÇÃO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) DA FACULDADE E COM A CONSEQUENTE ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO QUE NORTEARIA A ATUAÇÃO DESTA CPA. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDO SOB OS PRINCÍPIOS DE UMA ABORDAGEM DE PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA. A INSTITUIÇÃO PESQUISADA É PARTICULAR, E SITUA-SE NA REGIÃO CENTRAL DO SERTÃO CEARENSE, CONSTITUIU-SE COMO IES, NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2016 COM O CURSO DE PEDAGOGIA. NO ANO DE 2017 FOI AUTORIZADA A MINISTRAR CURSOS DA SAÚDE, QUAIS SEJAM: FARMÁCIA, FISIOTERAPIA E ENFERMAGEM E NO ANO DE 2018, PASSOU A OFERTAR ALÉM DOS JÁ MENCIONADOS, TAMBÉM, OS CURSOS DE PSICOLOGIA E TEOLOGIA. O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEFINIDO PELA CPA DESTA FACULDADE, DESENVOLVEU-SE EM TRÊS FASES: A PRIMEIRA FASE, DENOMINADA DE INTRODUTÓRIA, SE CONSOLIDOU COM A COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA, INICIALMENTE COMPOSTA POR DEZ MEMBROS, ENTRE TITULARES E SUPLENTES, ABRANGENDO OS SEGMENTOS DOCENTE, DISCENTE, TÉCNICO ADMINISTRATIVO E SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA. NA SEGUNDA FASE OS MEMBROS ANALISARAM OS INSTRUMENTOS A SEREM APLICADOS PARA AVALIAÇÃO E PROPUSERAM ADEQUAÇÕES DE MODO A ADEQUAR-SE ÀS NECESSIDADES E PROPOSTAS DA CPA E COMUNIDADE ACADÊMICA. NA TERCEIRA E ÚLTIMA FASE, INTITULADA DE FASE CONCLUSIVA, OS DADOS ADVINDOS DA AUTOAVALIAÇÃO FORAM ANALISADOS, ELABORADOS E DIVULGADOS EM FORMA DE RELATÓRIO. CONCLUI-SE PORTANTO, QUE AS AUTOAVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS PERMITEM QUE A COMUNIDADE ACADÊMICA TORNE-SE MAIS PRÓXIMA DA GESTÃO, PARTICIPANDO E INFLUENCIANDO NOS PROCESSOS DECISÓRIOS.