AULA EXPERIMENTAL: UMA NOVA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA AULA PRÁTICA DE QUÍMICA
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57489 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 320 "inscrito_id" => 1183 "titulo" => "AULA EXPERIMENTAL: UMA NOVA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA AULA PRÁTICA DE QUÍMICA" "resumo" => "ESTE TRABALHO TRAZ UMA NOVA ABORDAGEM RELACIONADA AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM DUAS TURMAS, DE 17 ALUNOS DE QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL II E 26 ALUNOS DE FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL II, SENDO DE 5ª (QUINTO) E 7ª (SÉTIMO) SEMESTRE, RESPECTIVAMENTE, PERFAZENDO O TOTAL DE 43 ALUNOS ENTREVISTADOS. A COMPREENSÃO DE QUE A METODOLOGIA UTILIZADA PELOS PROFESSORES DE QUÍMICA NAS PRÁTICAS NOS LABORATÓRIOS PODE SER ENRIQUECIDA MOTIVOU A PRESENTE EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA QUE INOVA, AO REFLETIR SOBRE NOVAS FORMA DE APRENDIZAGEM PAUTADAS NA BUSCA DE UMA MAIOR AUTONOMIA DOS ESTUDANTES NO PREPARO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DE AULAS EXPERIMENTAIS. AS CONCEPÇÕES QUE SURGEM DESSA EXPERIÊNCIA APONTAM PARA UM ENSINO QUE COLABORA COM O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA, FORNECENDO AOS ESTUDANTES MECANISMOS QUE PROPORCIONAM UMA MAIOR COMPREENSÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. O MÉTODO DE ESTUDO TOMOU COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO AULAS PRÁTICAS MONTADAS E CONDUZIDAS DE FORMA COLABORATIVA ENTRE ALUNOS, TÉCNICOS DO LABORATÓRIO E PROFESSORES. DURANTE A ATIVIDADE FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE OS ALUNOS GOSTARAM DA METODOLOGIA APLICADA PELOS PROFESSORES E APRECIARAM BASTANTE AS EXPLICAÇÕES DOS COLEGAS. OS RESULTADOS APONTAM QUE 96% DOS ENTREVISTADOS CONSIDERAM QUE A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DAS AULAS PRÁTICAS, COM AJUDA DOS TÉCNICOS, SÃO AGRADÁVEIS E PROMOVEM MAIS APRENDIZAGEM. DE UM MODO GERAL 96% DOS RELATOS DOS ENTREVISTADOS INDICAM QUE A METODOLOGIA PROPORCIONOU FACILIDADE DE COMPREENSÃO DAS SEQUÊNCIAS DE AÇÕES E DO TRABALHO COM OS ASSUNTOS, POIS PERCEBEU-SE QUE TODOS OS ALUNOS SE ENVOLVERAM E PARTICIPARAM DA ATIVIDADE COM TOTAL INTERESSE E ATENÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 04: Química" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, AULA EXPERIMENTAL,, QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA78_ID1183_18072019115859.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOMINGOS MALÚ QUADÉ" "autor_nome_curto" => "MALÚ DOMINGOS" "autor_email" => "domingosmaluquade324@gmai" "autor_ies" => "UNILAB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57489 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 320 "inscrito_id" => 1183 "titulo" => "AULA EXPERIMENTAL: UMA NOVA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA AULA PRÁTICA DE QUÍMICA" "resumo" => "ESTE TRABALHO TRAZ UMA NOVA ABORDAGEM RELACIONADA AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM DUAS TURMAS, DE 17 ALUNOS DE QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL II E 26 ALUNOS DE FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL II, SENDO DE 5ª (QUINTO) E 7ª (SÉTIMO) SEMESTRE, RESPECTIVAMENTE, PERFAZENDO O TOTAL DE 43 ALUNOS ENTREVISTADOS. A COMPREENSÃO DE QUE A METODOLOGIA UTILIZADA PELOS PROFESSORES DE QUÍMICA NAS PRÁTICAS NOS LABORATÓRIOS PODE SER ENRIQUECIDA MOTIVOU A PRESENTE EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA QUE INOVA, AO REFLETIR SOBRE NOVAS FORMA DE APRENDIZAGEM PAUTADAS NA BUSCA DE UMA MAIOR AUTONOMIA DOS ESTUDANTES NO PREPARO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DE AULAS EXPERIMENTAIS. AS CONCEPÇÕES QUE SURGEM DESSA EXPERIÊNCIA APONTAM PARA UM ENSINO QUE COLABORA COM O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA, FORNECENDO AOS ESTUDANTES MECANISMOS QUE PROPORCIONAM UMA MAIOR COMPREENSÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. O MÉTODO DE ESTUDO TOMOU COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO AULAS PRÁTICAS MONTADAS E CONDUZIDAS DE FORMA COLABORATIVA ENTRE ALUNOS, TÉCNICOS DO LABORATÓRIO E PROFESSORES. DURANTE A ATIVIDADE FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE OS ALUNOS GOSTARAM DA METODOLOGIA APLICADA PELOS PROFESSORES E APRECIARAM BASTANTE AS EXPLICAÇÕES DOS COLEGAS. OS RESULTADOS APONTAM QUE 96% DOS ENTREVISTADOS CONSIDERAM QUE A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DAS AULAS PRÁTICAS, COM AJUDA DOS TÉCNICOS, SÃO AGRADÁVEIS E PROMOVEM MAIS APRENDIZAGEM. DE UM MODO GERAL 96% DOS RELATOS DOS ENTREVISTADOS INDICAM QUE A METODOLOGIA PROPORCIONOU FACILIDADE DE COMPREENSÃO DAS SEQUÊNCIAS DE AÇÕES E DO TRABALHO COM OS ASSUNTOS, POIS PERCEBEU-SE QUE TODOS OS ALUNOS SE ENVOLVERAM E PARTICIPARAM DA ATIVIDADE COM TOTAL INTERESSE E ATENÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 04: Química" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, AULA EXPERIMENTAL,, QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA78_ID1183_18072019115859.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOMINGOS MALÚ QUADÉ" "autor_nome_curto" => "MALÚ DOMINGOS" "autor_email" => "domingosmaluquade324@gmai" "autor_ies" => "UNILAB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }