A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE ATUA COMO ELEMENTO CENTRAL DE ANÁLISE DO PRESENTE TRABALHO. BUSCAMOS AQUI IDENTIFICAR COMO A PRÁXIS PEDAGÓGICA ATUA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS NO PIBID/PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI. O TRABALHO SURGIU A PARTIR DE DISCUSSÕES ENCONTRADAS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO E DE OBSERVAÇÕES ACERCA DAS DISSONÂNCIAS ENTRE A FORMAÇÃO DENTRO E FORA DO PIBID, LEVANDO EM CONTA O CONFLITO TEÓRICO-PRÁTICO EXISTENTE NAS UNIVERSIDADES E NA FORMAÇÃO INICIAL DOS DOCENTES, CONFLITO ESTE PERCEBIDO PELA FALTA DE PRÁXIS PEDAGÓGICA. PARA EMBASAMENTO TEÓRICO DO TRABALHO FORAM UTILIZADOS OS AUTORES: FARIAS (ET. AL., 2014), FREIRE (1967, 1987, 2002), NÓVOA (1992), PERRENOUD (2002), TARDIF (2002), ZEICHNER (1993), DENTRE OUTROS. A PESQUISA POSSUI NATUREZA BÁSICA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DE ABORDAGEM QUALITATIVA NA QUAL REALIZOU-SE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM BOLSISTAS E NÃO PARTICIPANTES DO PIBID/PEDAGOGIA DA URCA, ATRIBUINDO OBSERVAÇÕES SIMPLES ACERCA DA RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA EXISTENTE NO PROCESSO FORMATIVO DOS DOIS GRUPOS, PERCEBENDO COMO SE DÁ O PROCESSO DE PRÁXIS PEDAGÓGICA E DE FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL REFLEXIVO. ASSIM, A PRÁXIS PEDAGÓGICA INSTITUI-SE COMO PRÁTICA BASE NA FORMAÇÃO DO DOCENTE REFLEXIVO, PERCEBIDA COMO MOTOR CENTRAL DAS ATIVIDADES DO PIBID E RECONHECIDA COMO IMPORTANTE FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DE PROFISSIONAIS MELHOR CAPACITADOS PARA O EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO, NO QUE DIZ RESPEITO À CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE PROFISSIONAL E DE SABERES DOCENTES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA, PROCESSO ESTE QUE DEVE SER ATRIBUÍDO DESDE OS PRIMEIROS SEMESTRES DA LICENCIATURA E EM TODA A CARREIRA DOCENTE.