O TRABALHO PROPOSTO É FRUTO DA EXPERIÊNCIA DE UM GRADUANDO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), MEDIANTE A APLICAÇÃO DE UM PROJETO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE MACEIÓ, BAIRRO BENEDITO BENTES. O PROJETO SE CONSTITUI NA ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DA AULA PRÁTICA DE BIOLOGIA, POR MEIO DE UM EXPERIMENTO SOBRE SISTEMA DIGESTÓRIO, APLICADO COM A PARTICIPAÇÃO DE TRÊS TURMAS DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, APÓS A MINISTRAÇÃO DA AULA TEÓRICA SOBRE ESSE MESMO ASSUNTO. APÓS A FINALIZAÇÃO DA AULA PRÁTICA FOI PROPOSTO PARA OS ALUNOS A PRODUÇÃO DE UM RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA E, TAMBÉM, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO QUE VISOU SABER O GRAU DE IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO PRÁTICA PARA O REFORÇO DO ASSUNTO TEÓRICO, POR MEIO DO PONTO DE VISTA DOS PRÓPRIOS ALUNOS. DESSE MODO, POR MEIO DE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E LEVANTAMENTO DE DADOS EMPÍRICOS, O PRESENTE TRABALHO VISA DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA AULA PRÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA.