“COMO EU ME SINTO QUANDO”: A DIDÁTICA E OS ESTEREÓTIPOS DOCENTES NA VISÃO DE PROFESSORES(AS) EM FORMAÇÃO
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57342 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 127 "inscrito_id" => 1053 "titulo" => "“COMO EU ME SINTO QUANDO”: A DIDÁTICA E OS ESTEREÓTIPOS DOCENTES NA VISÃO DE PROFESSORES(AS) EM FORMAÇÃO" "resumo" => "AS DIDÁTICAS UTILIZADAS PELOS DOCENTES EXERCEM INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO(A), POIS POR MEIO DESTAS SÃO ESTABELECIDOS REPRESENTAÇÕES E ESTEREÓTIPOS À PRÁTICA DOCENTE DESENVOLVIDA. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO EXPOR CARACTERÍSTICAS DIDÁTICAS QUE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IDENTIFICAM COMO INFLUENTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, A PARTIR DE 10 PERFIS DESTACADOS DE 2 VÍDEOS INTITULADOS COMO: TIPOS DE PROFESSORES 1 E 2, DISPONÍVEL NA INTERNET. PARA TAL, FORAM REALIZADAS 10 ENTREVISTAS PARA IDENTIFICAR SE ESSES ESTEREÓTIPOS SÃO RECONHECIDOS E SE HÁ INFLUÊNCIA DAS DIDÁTICAS EXIBIDAS NO VÍDEO NA FORMAÇÃO DOCENTE, ALÉM DE IDENTIFICAR COMO OS/AS LICENCIANDOS/AS EM FORMAÇÃO CLASSIFICAM A CONTRIBUIÇÃO DA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUA FUNÇÃO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE TODOS OS TIPOS ESTEREOTIPADOS DE PROFESSORES(AS) FORAM RECONHECIDOS PELOS ENTREVISTADOS/AS, E CARACTERIZADOS DE ACORDO COM A EXPERIÊNCIA DOS MESMOS. ALGUNS TIPOS DE PROFESSORES(AS), COMO POR EXEMPLO, O(A) PROFESSOR(A) LEITOR(A), FORAM TIDOS COMO UMA INFLUÊNCIA MENOS RELEVANTE NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS(AS) DISCENTES. EM CONTRAPARTIDA, PROFESSORES CLASSIFICADOS COMO PARTICIPATIVO(A), FORAM AVALIADOS POSITIVAMENTE, COM UMA DIDÁTICA ADEQUADA PARA O APRENDIZADO DOS/AS DISCENTES. EM SÍNTESE, OBSERVAMOS QUE HÁ O RECONHECIMENTO DE DETERMINADAS DIDÁTICAS COMO REFERÊNCIAS A SEGUIR NA FUTURA ATUAÇÃO DOCENTE. DESTE MODO, FAZ-SE NECESSÁRIO A ARTICULAÇÃO DESSES ESTEREÓTIPOS COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, A FIM DESTES CONSTRUÍREM SABERES A RESPEITO DO SER PROFESSOR(A)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSOR(A), ENSINO, APRENDIZAGEM, ESTEREÓTIPOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID1053_16062019222136.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA SANTOS SANTANA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA SANTANA" "autor_email" => "valeriasantana574@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57342 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 127 "inscrito_id" => 1053 "titulo" => "“COMO EU ME SINTO QUANDO”: A DIDÁTICA E OS ESTEREÓTIPOS DOCENTES NA VISÃO DE PROFESSORES(AS) EM FORMAÇÃO" "resumo" => "AS DIDÁTICAS UTILIZADAS PELOS DOCENTES EXERCEM INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO(A), POIS POR MEIO DESTAS SÃO ESTABELECIDOS REPRESENTAÇÕES E ESTEREÓTIPOS À PRÁTICA DOCENTE DESENVOLVIDA. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO EXPOR CARACTERÍSTICAS DIDÁTICAS QUE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IDENTIFICAM COMO INFLUENTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, A PARTIR DE 10 PERFIS DESTACADOS DE 2 VÍDEOS INTITULADOS COMO: TIPOS DE PROFESSORES 1 E 2, DISPONÍVEL NA INTERNET. PARA TAL, FORAM REALIZADAS 10 ENTREVISTAS PARA IDENTIFICAR SE ESSES ESTEREÓTIPOS SÃO RECONHECIDOS E SE HÁ INFLUÊNCIA DAS DIDÁTICAS EXIBIDAS NO VÍDEO NA FORMAÇÃO DOCENTE, ALÉM DE IDENTIFICAR COMO OS/AS LICENCIANDOS/AS EM FORMAÇÃO CLASSIFICAM A CONTRIBUIÇÃO DA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUA FUNÇÃO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE TODOS OS TIPOS ESTEREOTIPADOS DE PROFESSORES(AS) FORAM RECONHECIDOS PELOS ENTREVISTADOS/AS, E CARACTERIZADOS DE ACORDO COM A EXPERIÊNCIA DOS MESMOS. ALGUNS TIPOS DE PROFESSORES(AS), COMO POR EXEMPLO, O(A) PROFESSOR(A) LEITOR(A), FORAM TIDOS COMO UMA INFLUÊNCIA MENOS RELEVANTE NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS(AS) DISCENTES. EM CONTRAPARTIDA, PROFESSORES CLASSIFICADOS COMO PARTICIPATIVO(A), FORAM AVALIADOS POSITIVAMENTE, COM UMA DIDÁTICA ADEQUADA PARA O APRENDIZADO DOS/AS DISCENTES. EM SÍNTESE, OBSERVAMOS QUE HÁ O RECONHECIMENTO DE DETERMINADAS DIDÁTICAS COMO REFERÊNCIAS A SEGUIR NA FUTURA ATUAÇÃO DOCENTE. DESTE MODO, FAZ-SE NECESSÁRIO A ARTICULAÇÃO DESSES ESTEREÓTIPOS COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, A FIM DESTES CONSTRUÍREM SABERES A RESPEITO DO SER PROFESSOR(A)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSOR(A), ENSINO, APRENDIZAGEM, ESTEREÓTIPOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID1053_16062019222136.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA SANTOS SANTANA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA SANTANA" "autor_email" => "valeriasantana574@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }