OLIVEIRA, Valéria Santos Santana et al.. . Anais IV CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/57342>. Acesso em: 23/12/2024 07:57
AS DIDÁTICAS UTILIZADAS PELOS DOCENTES EXERCEM INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO(A), POIS POR MEIO DESTAS SÃO ESTABELECIDOS REPRESENTAÇÕES E ESTEREÓTIPOS À PRÁTICA DOCENTE DESENVOLVIDA. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO EXPOR CARACTERÍSTICAS DIDÁTICAS QUE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IDENTIFICAM COMO INFLUENTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, A PARTIR DE 10 PERFIS DESTACADOS DE 2 VÍDEOS INTITULADOS COMO: TIPOS DE PROFESSORES 1 E 2, DISPONÍVEL NA INTERNET. PARA TAL, FORAM REALIZADAS 10 ENTREVISTAS PARA IDENTIFICAR SE ESSES ESTEREÓTIPOS SÃO RECONHECIDOS E SE HÁ INFLUÊNCIA DAS DIDÁTICAS EXIBIDAS NO VÍDEO NA FORMAÇÃO DOCENTE, ALÉM DE IDENTIFICAR COMO OS/AS LICENCIANDOS/AS EM FORMAÇÃO CLASSIFICAM A CONTRIBUIÇÃO DA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUA FUNÇÃO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE TODOS OS TIPOS ESTEREOTIPADOS DE PROFESSORES(AS) FORAM RECONHECIDOS PELOS ENTREVISTADOS/AS, E CARACTERIZADOS DE ACORDO COM A EXPERIÊNCIA DOS MESMOS. ALGUNS TIPOS DE PROFESSORES(AS), COMO POR EXEMPLO, O(A) PROFESSOR(A) LEITOR(A), FORAM TIDOS COMO UMA INFLUÊNCIA MENOS RELEVANTE NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS(AS) DISCENTES. EM CONTRAPARTIDA, PROFESSORES CLASSIFICADOS COMO PARTICIPATIVO(A), FORAM AVALIADOS POSITIVAMENTE, COM UMA DIDÁTICA ADEQUADA PARA O APRENDIZADO DOS/AS DISCENTES. EM SÍNTESE, OBSERVAMOS QUE HÁ O RECONHECIMENTO DE DETERMINADAS DIDÁTICAS COMO REFERÊNCIAS A SEGUIR NA FUTURA ATUAÇÃO DOCENTE. DESTE MODO, FAZ-SE NECESSÁRIO A ARTICULAÇÃO DESSES ESTEREÓTIPOS COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, A FIM DESTES CONSTRUÍREM SABERES A RESPEITO DO SER PROFESSOR(A).