A ESCOLHA DESSE TEMA SE DEU, PELO FATO DE QUE TRAZER À TONA PROBLEMA ENVOLVENDO COMPREENSÃO MATEMÁTICA, É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA NÓS QUE MINISTRAMOS A DISCIPLINA. UMA VEZ QUE, ESSA DIFERENÇA SERÁ DE GRANDE VALIA PARA OS ATORES ENVOLVIDOS NO AMBIENTE ESCOLAR. O OBJETIVO DA PESQUISA É ANALISAR ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II AO RESOLVEREM PROBLEMAS ENVOLVENDO COMPREENSÃO GRÁFICA. A PESQUISA É DE CARÁTER QUALITATIVO E FOI REALIZADA SEGUNDO A METODOLOGIA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS ERROS (CURY, 2007), BASEADA EM BARDIN (1979). O PÚBLICO ALVO DESSA PESQUISA SÃO AS TURMAS DO 8° E 9° ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ALICE DE MELO VIANA, LOCALIZADO NO DISTRITO DE RUA NOVA – BELÉM/PB. PARTICIPARAM DA PESQUISA, 50 ALUNOS REGULARMENTE MATRICULADOS NESTA INSTITUIÇÃO. A PESQUISA FOI DIVIDIDA EM DUAS ETAPAS: A 1A ETAPA TRABALHOU PROBLEMAS OBJETIVOS ENVOLVENDO COMPREENSÃO GRÁFICA (CG); JÁ O SEGUNDO MOMENTO FOI SOLICITADO PARA OS ALUNOS IDENTIFICAREM QUAIS PROBLEMAS ENVOLVIAM CG. OS RESULTADOS ANALISADOS DEMONSTRAM QUE O ALUNO NÃO SABE DIFERENCIAR QUANDO UM PROBLEMA FAZ MENÇÃO À COMPREENSÃO MATEMÁTICA. E POR ELE NÃO SABER TAL DIFERENÇA, UTILIZA DE FORMA EQUIVOCADA O ENTE MATEMÁTICO, PENSANDO DE FORMA INTUITIVA QUE ESTÁ SE EXPRESSANDO DE FORMA CORRETA PARA O RECEPTOR. É COMANDO DE PROBLEMAS QUE REMETEM AO CONCEITO DE COMPREENSÃO MATEMÁTICA. PORTANTO, ESSA É FORMA QUE O EMISSOR ENCONTROU, PARA SE COMUNICAR EM TERRITÓRIO NACIONAL COM RECEPTOR, QUE O PROBLEMA MENCIONA O CONCEITO DE COMPREENSÃO MATEMÁTICA.