O PRESENTE ARTIGO VISA MOSTRAR UMA TRAJETÓRIA PEDAGÓGICA QUE FOI MINISTRADA EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, NO ESTADO DA PARAÍBA. TENDO O OBJETIVO DE REFORÇAR CADA VEZ MAIS A IMPORTÂNCIA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS DISCENTES, COM O OBJETIVO DE TRAZER OS ESTUDANTES A SE INTERESSAREM CADA VEZ MAIS DIANTE DE DIVERSAS PROPOSTAS QUE PODEM SE APRESENTADAS AOS ESTUDANTES. CONSIDERANDO O FATO DE QUE A DISCIPLINA DE QUÍMICA É TAXADA COMO DIFÍCIL AOS ALUNOS, FOI DESENVOLVIDO UM QUIZ MEDIANTE PERGUNTAS RELACIONADAS AOS CONTEÚDOS MINISTRADOS EM SALA DE AULA, AFIM DE VERIFICAR O GRAU DE APRENDIZADO DOS ESTUDANTES, COMO TAMBÉM, BUSCAR SABER COMO ELES AGIRIAM DIANTE DE TODO O DESENVOLVIMENTO AO PASSAR POR UMA AULA DIFERENCIADA E INTERATIVA, CAPAZ DE PROPORCIONAR UMA AULA DINÂMICA, QUE CUMPRISSE COM O OBJETIVO DIANTE DOS CONTEÚDOS ABORDADOS, E, TRAZER A DIVERSÃO, DENTRO DE UM APRENDIZADO SAUDÁVEL, RETIRANDO QUALQUER MEDO OU DIFICULDADE QUE ORA FOI APRESENTADA ANTES DIANTE DE TAIS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA.