NESTE TRABALHO DESENVOLVEU-SE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA AOS ALUNOS DO 9º ANO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIA EMÍLIA OLIVEIRA DE ALMEIDA, EM CAMPINA GRANDE, COM O INTUITO DE TRABALHAR A INTRODUÇÃO À FÍSICA E OS CONCEITOS DE MATÉRIA, ENERGIA E UMA RÁPIDA APRESENTAÇÃO DE UNIDADES DE MEDIDAS. A MESMA FOI DESENVOLVIDA PARA SEIS ENCONTROS, CADA UM CONSTITUÍDO DE DUAS AULAS DE 50 MINUTOS, TOTALIZANDO ASSIM 600 MINUTOS PARA TODA A SEQUÊNCIA.
A APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZA A ABORDAGEM HISTÓRICA E HUMANISTA SEGUNDO CARL ROGERS, ONDE SE VALORIZAM AS EXPERIÊNCIAS DOS SUJEITOS E SE ESTIMULA A AUTONOMIA DOS MESMOS PARA ATUAÇÃO NA VIDA SOCIAL. FORAM UTILIZADOS RECURSOS DE IMAGENS (COM AUXÍLIO DE DATA SHOW) E EXPERIMENTOS, TENDO COMO PROPÓSITO PERMITIR A COMPREENSÃO DO ALUNO SOBRE OS FENÔMENOS ESTUDADOS, DE FORMA QUE ESTE FOSSE CAPAZ DE DISCUTIR OS PROBLEMAS E CONCEITOS, JUNTAMENTE COM AS LEIS QUE REGEM CADA CONTEÚDO; E ASSIM LIGÁ-LOS AO SEU COTIDIANO. CADA ALUNO É O AUTOR CENTRAL DO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL. DESSA FORMA A APRENDIZAGEM TORNA-SE SIGNIFICATIVA, EVITANDO ASSIM A MEMORIZAÇÃO MECÂNICA.