O PRESENTE ESTUDO ABORDA AS DIFICULDADES APRESENTADAS POR 65 DISCENTES PARTICIPANTES DA PESQUISA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO DOS CURSOS DE EDIFICAÇÕES, GEOLOGIA E INFORMÁTICA DO IFPB CAMPUS PICUÍ, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE PICUÍ, ESTADO DA PARAÍBA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É IDENTIFICAR AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM QUÍMICA DOS DISCENTES DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFPB CAMPUS PICUÍ. O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO FOI CONDUZIDO A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO, TENDO COMO NATUREZA A PESQUISA QUALITATIVA, A FIM DE DESCREVER O PERFIL DOS ESTUDANTES, E COMO TÉCNICA PARA A COLETA DE DADOS O USO DE QUESTIONÁRIO SEMIABERTO, CONTENDO QUATORZE PERGUNTAS, DIVIDIDAS EM DOIS EIXOS PRINCIPAIS: DADOS SOCIOCULTURAIS E EM RELAÇÃO AO ENSINO DE QUÍMICA. A PESQUISA REALIZADA SISTEMATIZOU DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA. OBSERVA-SE QUE OS PESQUISADOS CULPABILIZAM O DOCENTE E A METODOLOGIA UTILIZADA. PORÉM, A FALTA DE INTERESSE É RECORRENTE NAS RESPOSTAS E PREOCUPAM QUANTO AO DESESTÍMULO DOS JOVENS FRENTE AO ENSINO DE QUÍMICA. A TENTATIVA DE DIRIMIR OS OBSTÁCULOS É RECORRENTE, VISTO QUE SÃO TRABALHADOS ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS, COMO USO DE LABORATÓRIO, REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS. NA LITERATURA SÃO REPORTADOS DIVERSOS TRABALHOS MOSTRANDO PROPOSTAS POSSÍVEIS PARA ATRAIR A ATENÇÃO BEM COMO TRABALHAR OS CONTEÚDOS DE MANEIRA NÃO CONTEUDISTA, SUGERINDO UMA ABORDAGEM QUE TRANSFORME O TEMA DO CONTEÚDO EM CONTEXTO PRINCIPAL, DESCARACTERIZANDO O CUNHO EXEMPLIFICATIVO DOS ELEMENTOS DO COTIDIANO DOS ENVOLVIDOS.