Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O USO DOS MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: MAPAS MENTAIS, RECURSO DIDÁTICO, ENSINO DE BIOLOGIA, VÍRUS Comunicação Oral (CO) AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57066
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 800
    "inscrito_id" => 2317
    "titulo" => "O USO DOS MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DO MAPA MENTAL, BUSCAMOS ANALISAR A EFICÁCIA E OS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DESSE RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, OBSERVANDO AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS A CERCA DESSE INSTRUMENTO UTILIZADO. O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI APRESENTAR AOS EDUCANDOS UM TIPO DE RECURSO DIDÁTICO QUE PODE SER UTILIZADO POR ELES NO MOMENTO DE ESTUDO INDIVIDUAL, OU ATÉ MESMO EM GRUPO. ESSE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO POR UMA BOLSISTA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DURANTE SUA PRÁTICA NA ESCOLA-CAMPO, ABORDANDO O CONTEÚDO SOBRE VÍRUS. O USO DE MAPAS MENTAIS PODE SER UM ÓTIMO RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, AJUDANDO NA COMPREENSÃO DO ALUNOS, E NA CAPACIDADE DE SÍNTESE DOS MESMOS. O RESULTADO OBTIDO FOI POSITIVO POIS 78% DOS ALUNOS QUE PARTICIPARAM DA ATIVIDADE RESPONDERAM DE MANEIRA POSITIVA, QUANDO QUESTIONADOS SE ACHARAM INTERESSANTE A ELABORAÇÃO DO MAPA MENTAL. O MEU PAPEL ENQUANTO EDUCADORA FOI DE VIABILIZAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, A FIM DE MOSTRA-LOS METODOLOGIAS DIFERENTES PARA ESTUDAR BIOLOGIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias"
    "palavra_chave" => "MAPAS MENTAIS, RECURSO DIDÁTICO, ENSINO DE BIOLOGIA, VÍRUS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID2317_30072019223317.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISANGELA SOARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELISANGELA SILVA"
    "autor_email" => "sooares.elisangela@gmail."
    "autor_ies" => "IFPB - CAMPUS CABEDELO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57066
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 800
    "inscrito_id" => 2317
    "titulo" => "O USO DOS MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DO MAPA MENTAL, BUSCAMOS ANALISAR A EFICÁCIA E OS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DESSE RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, OBSERVANDO AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS A CERCA DESSE INSTRUMENTO UTILIZADO. O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI APRESENTAR AOS EDUCANDOS UM TIPO DE RECURSO DIDÁTICO QUE PODE SER UTILIZADO POR ELES NO MOMENTO DE ESTUDO INDIVIDUAL, OU ATÉ MESMO EM GRUPO. ESSE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO POR UMA BOLSISTA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DURANTE SUA PRÁTICA NA ESCOLA-CAMPO, ABORDANDO O CONTEÚDO SOBRE VÍRUS. O USO DE MAPAS MENTAIS PODE SER UM ÓTIMO RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, AJUDANDO NA COMPREENSÃO DO ALUNOS, E NA CAPACIDADE DE SÍNTESE DOS MESMOS. O RESULTADO OBTIDO FOI POSITIVO POIS 78% DOS ALUNOS QUE PARTICIPARAM DA ATIVIDADE RESPONDERAM DE MANEIRA POSITIVA, QUANDO QUESTIONADOS SE ACHARAM INTERESSANTE A ELABORAÇÃO DO MAPA MENTAL. O MEU PAPEL ENQUANTO EDUCADORA FOI DE VIABILIZAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, A FIM DE MOSTRA-LOS METODOLOGIAS DIFERENTES PARA ESTUDAR BIOLOGIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias"
    "palavra_chave" => "MAPAS MENTAIS, RECURSO DIDÁTICO, ENSINO DE BIOLOGIA, VÍRUS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID2317_30072019223317.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISANGELA SOARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELISANGELA SILVA"
    "autor_email" => "sooares.elisangela@gmail."
    "autor_ies" => "IFPB - CAMPUS CABEDELO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DO MAPA MENTAL, BUSCAMOS ANALISAR A EFICÁCIA E OS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DESSE RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, OBSERVANDO AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS A CERCA DESSE INSTRUMENTO UTILIZADO. O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI APRESENTAR AOS EDUCANDOS UM TIPO DE RECURSO DIDÁTICO QUE PODE SER UTILIZADO POR ELES NO MOMENTO DE ESTUDO INDIVIDUAL, OU ATÉ MESMO EM GRUPO. ESSE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO POR UMA BOLSISTA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DURANTE SUA PRÁTICA NA ESCOLA-CAMPO, ABORDANDO O CONTEÚDO SOBRE VÍRUS. O USO DE MAPAS MENTAIS PODE SER UM ÓTIMO RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, AJUDANDO NA COMPREENSÃO DO ALUNOS, E NA CAPACIDADE DE SÍNTESE DOS MESMOS. O RESULTADO OBTIDO FOI POSITIVO POIS 78% DOS ALUNOS QUE PARTICIPARAM DA ATIVIDADE RESPONDERAM DE MANEIRA POSITIVA, QUANDO QUESTIONADOS SE ACHARAM INTERESSANTE A ELABORAÇÃO DO MAPA MENTAL. O MEU PAPEL ENQUANTO EDUCADORA FOI DE VIABILIZAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, A FIM DE MOSTRA-LOS METODOLOGIAS DIFERENTES PARA ESTUDAR BIOLOGIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.