A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DO MAPA MENTAL, BUSCAMOS ANALISAR A EFICÁCIA E OS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DESSE RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, OBSERVANDO AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS A CERCA DESSE INSTRUMENTO UTILIZADO. O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI APRESENTAR AOS EDUCANDOS UM TIPO DE RECURSO DIDÁTICO QUE PODE SER UTILIZADO POR ELES NO MOMENTO DE ESTUDO INDIVIDUAL, OU ATÉ MESMO EM GRUPO. ESSE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO POR UMA BOLSISTA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DURANTE SUA PRÁTICA NA ESCOLA-CAMPO, ABORDANDO O CONTEÚDO SOBRE VÍRUS. O USO DE MAPAS MENTAIS PODE SER UM ÓTIMO RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, AJUDANDO NA COMPREENSÃO DO ALUNOS, E NA CAPACIDADE DE SÍNTESE DOS MESMOS. O RESULTADO OBTIDO FOI POSITIVO POIS 78% DOS ALUNOS QUE PARTICIPARAM DA ATIVIDADE RESPONDERAM DE MANEIRA POSITIVA, QUANDO QUESTIONADOS SE ACHARAM INTERESSANTE A ELABORAÇÃO DO MAPA MENTAL. O MEU PAPEL ENQUANTO EDUCADORA FOI DE VIABILIZAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, A FIM DE MOSTRA-LOS METODOLOGIAS DIFERENTES PARA ESTUDAR BIOLOGIA.