Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O USO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DO CONCEITO E FUNÇÕES DE ESTRUTURAS CELULARES

Palavra-chaves: LÚDICO, PROTÓTIPOS, CÉLULA ANIMAL Comunicação Oral (CO) AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens
0 of 0
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57060 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 507 "inscrito_id" => 1734 "titulo" => "O USO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DO CONCEITO E FUNÇÕES DE ESTRUTURAS CELULARES" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP). REALIZOU-SE UMA INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA, COM A TURMA DO 8º DO ENSINO FUNDAMENTAL II, COMPOSTA POR 25 ALUNOS. A PESQUISA OCORREU NOS DIA 03, 05 E 10 DE ABRIL DE 2019 NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO POETISA VICENTINA FIGUEIREDO VITAL DO REGO, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE- PB. ESTA INTERVENÇÃO FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DA CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS (PROTÓTIPOS DE ESTRUTURAS DE CÉLULAS EUCARIÓTICAS), TENDO COMO OBJETIVO ESTIMULAR OS ALUNOS A DESENVOLVEREM MODELOS DIDÁTICOS RELACIONADOS ÀS ESTRUTURAS PRESENTES EM CÉLULAS ANIMAL E, A PARTIR DESSA METODOLOGIA DESPERTAR O INTERESSE DELES EM APRENDER. ESTA PESQUISA É DE CARÁTER DESCRITIVO E QUALITATIVO. PARA ANÁLISE DOS DADOS, FOI APLICADO INICIALMENTE UM QUESTIONÁRIO PRÉ-TESTE, DEPOIS FOI MINISTRADA UMA AULA EXPOSITIVA E DIALOGADA REFERENTE AO CONTEÚDO ABORDADO. APÓS ESTA ETAPA, A TURMA FOI DIVIDIDA EM GRUPOS, NO QUAL, CADA GRUPO CONFECCIONOU UM PROTÓTIPO DA CÉLULA. APÓS AS CONFECÇÕES, FOI APLICADO NOVAMENTE UM QUESTIONÁRIO PÓS-TESTE, ESTE APRESENTAVA AS MESMAS QUESTÕES, PORÉM EM ORDEM ALTERNADA. FORAM UTILIZADAS DUAS QUESTÕES OBJETIVAS, ESTAS FORAM AVALIADAS POR MEIO DE COMPARAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS, DESTA FORMA, VERIFICOU-SE A EFICIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO E USO DOS MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS FORAM EXPOSTOS EM FIGURAS E GRÁFICOS FEITO NO EXCEL 2010. NOSSOS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE OS PROTÓTIPOS DE CÉLULA CONFECCIONADOS E UTILIZADOS PELOS ALUNOS CONTRIBUÍRAM DE FORMA RELEVANTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AO MESMO TEMPO EVIDENCIA A IMPORTÂNCIA DE INOVAR O ENSINO, COM ESTRATÉGIAS DE BAIXO CUSTO FINANCEIRO.O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP). REALIZOU-SE UMA INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA, COM A TURMA DO 8º DO ENSINO FUNDAMENTAL II," "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "LÚDICO, PROTÓTIPOS, CÉLULA ANIMAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID1734_01072019201016.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA LUNA" "autor_nome_curto" => "SOCORRO LUNA" "autor_email" => "socorroo101@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57060 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 507 "inscrito_id" => 1734 "titulo" => "O USO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DO CONCEITO E FUNÇÕES DE ESTRUTURAS CELULARES" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP). REALIZOU-SE UMA INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA, COM A TURMA DO 8º DO ENSINO FUNDAMENTAL II, COMPOSTA POR 25 ALUNOS. A PESQUISA OCORREU NOS DIA 03, 05 E 10 DE ABRIL DE 2019 NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO POETISA VICENTINA FIGUEIREDO VITAL DO REGO, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE- PB. ESTA INTERVENÇÃO FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DA CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS (PROTÓTIPOS DE ESTRUTURAS DE CÉLULAS EUCARIÓTICAS), TENDO COMO OBJETIVO ESTIMULAR OS ALUNOS A DESENVOLVEREM MODELOS DIDÁTICOS RELACIONADOS ÀS ESTRUTURAS PRESENTES EM CÉLULAS ANIMAL E, A PARTIR DESSA METODOLOGIA DESPERTAR O INTERESSE DELES EM APRENDER. ESTA PESQUISA É DE CARÁTER DESCRITIVO E QUALITATIVO. PARA ANÁLISE DOS DADOS, FOI APLICADO INICIALMENTE UM QUESTIONÁRIO PRÉ-TESTE, DEPOIS FOI MINISTRADA UMA AULA EXPOSITIVA E DIALOGADA REFERENTE AO CONTEÚDO ABORDADO. APÓS ESTA ETAPA, A TURMA FOI DIVIDIDA EM GRUPOS, NO QUAL, CADA GRUPO CONFECCIONOU UM PROTÓTIPO DA CÉLULA. APÓS AS CONFECÇÕES, FOI APLICADO NOVAMENTE UM QUESTIONÁRIO PÓS-TESTE, ESTE APRESENTAVA AS MESMAS QUESTÕES, PORÉM EM ORDEM ALTERNADA. FORAM UTILIZADAS DUAS QUESTÕES OBJETIVAS, ESTAS FORAM AVALIADAS POR MEIO DE COMPARAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS, DESTA FORMA, VERIFICOU-SE A EFICIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO E USO DOS MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS FORAM EXPOSTOS EM FIGURAS E GRÁFICOS FEITO NO EXCEL 2010. NOSSOS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE OS PROTÓTIPOS DE CÉLULA CONFECCIONADOS E UTILIZADOS PELOS ALUNOS CONTRIBUÍRAM DE FORMA RELEVANTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AO MESMO TEMPO EVIDENCIA A IMPORTÂNCIA DE INOVAR O ENSINO, COM ESTRATÉGIAS DE BAIXO CUSTO FINANCEIRO.O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP). REALIZOU-SE UMA INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA, COM A TURMA DO 8º DO ENSINO FUNDAMENTAL II," "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "LÚDICO, PROTÓTIPOS, CÉLULA ANIMAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID1734_01072019201016.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA LUNA" "autor_nome_curto" => "SOCORRO LUNA" "autor_email" => "socorroo101@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP). REALIZOU-SE UMA INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA, COM A TURMA DO 8º DO ENSINO FUNDAMENTAL II, COMPOSTA POR 25 ALUNOS. A PESQUISA OCORREU NOS DIA 03, 05 E 10 DE ABRIL DE 2019 NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO POETISA VICENTINA FIGUEIREDO VITAL DO REGO, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE- PB. ESTA INTERVENÇÃO FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DA CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS (PROTÓTIPOS DE ESTRUTURAS DE CÉLULAS EUCARIÓTICAS), TENDO COMO OBJETIVO ESTIMULAR OS ALUNOS A DESENVOLVEREM MODELOS DIDÁTICOS RELACIONADOS ÀS ESTRUTURAS PRESENTES EM CÉLULAS ANIMAL E, A PARTIR DESSA METODOLOGIA DESPERTAR O INTERESSE DELES EM APRENDER. ESTA PESQUISA É DE CARÁTER DESCRITIVO E QUALITATIVO. PARA ANÁLISE DOS DADOS, FOI APLICADO INICIALMENTE UM QUESTIONÁRIO PRÉ-TESTE, DEPOIS FOI MINISTRADA UMA AULA EXPOSITIVA E DIALOGADA REFERENTE AO CONTEÚDO ABORDADO. APÓS ESTA ETAPA, A TURMA FOI DIVIDIDA EM GRUPOS, NO QUAL, CADA GRUPO CONFECCIONOU UM PROTÓTIPO DA CÉLULA. APÓS AS CONFECÇÕES, FOI APLICADO NOVAMENTE UM QUESTIONÁRIO PÓS-TESTE, ESTE APRESENTAVA AS MESMAS QUESTÕES, PORÉM EM ORDEM ALTERNADA. FORAM UTILIZADAS DUAS QUESTÕES OBJETIVAS, ESTAS FORAM AVALIADAS POR MEIO DE COMPARAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS, DESTA FORMA, VERIFICOU-SE A EFICIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO E USO DOS MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS FORAM EXPOSTOS EM FIGURAS E GRÁFICOS FEITO NO EXCEL 2010. NOSSOS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE OS PROTÓTIPOS DE CÉLULA CONFECCIONADOS E UTILIZADOS PELOS ALUNOS CONTRIBUÍRAM DE FORMA RELEVANTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AO MESMO TEMPO EVIDENCIA A IMPORTÂNCIA DE INOVAR O ENSINO, COM ESTRATÉGIAS DE BAIXO CUSTO FINANCEIRO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.