O CONHECIMENTO PEDAG?GICO DO CONTE?DO ? UM CONHECIMENTO PARTICULAR DO PROFESSOR PARA O ENSINO DE
UM TEMA ESPEC?FICO DE SUA DISCIPLINA. NESTE TRABALHO, PROPOMOS UMA PESQUISA TE?RICA COM O OBJETIVO DE
IDENTIFICAR MODELOS QUE TRATEM SOBRE ESSE CONHECIMENTO E DESTACAR MODELOS QUE POSSAM SER UTILIZADOS
COMO REFERENCIAIS PARA INVESTIGA??ES SOBRE OS CONHECIMENTOS NECESS?RIOS PARA A DOC?NCIA NO ENSINO DE
CI?NCIAS. PARA ISSO, ACESSAMOS TEXTOS DISPON?VEIS NA LITERATURA ESPECIALIZADA SOBRE O TEMA, REALIZAMOS A
LEITURA DOS TRABALHOS E DESCRI??O DOS MODELOS DE INTERESSE. NESSE PROCESSO, IDENTIFICAMOS 12 MODELOS
QUE INCLUEM O CONHECIMENTO PEDAG?GICO DO CONTE?DO COMO UM COMPONENTE DA BASE DE CONHECIMENTOS
DE PROFESSORES E DESTACAMOS QUATRO MODELOS QUE, EM NOSSA AN?LISE, APRESENTAM MAIOR POTENCIAL PARA
ORIENTAR PESQUISAS COM TEMA NO ?MBITO DO ENSINO DE CI?NCIAS.