Neste artigo serão expostas as análises sobre as informações produzidas com discentes envolvidas como sujeitos da pesquisa de mestrado sobre os sentidos produzidos pelo bullying, fenômeno histórico-cultural que vem manifestando-se de maneira alarmante nos últimos anos. A pesquisa foi realizada com base nos princípios da epistemologia qualitativa, dando ênfase para o caráter construtivo-interpretativo da pesquisa, fundamentado na Teoria da Subjetividade, de González Rey (2003, 2004, 2005, 2006, 2007). A apresentação da análise obedece a uma estrutura baseada na ordem dos objetivos da pesquisa com a intenção de facilitar a compreensão dos sentidos subjetivos produzidos pelos sujeitos da pesquisa, a partir das práticas de bullying sofridas e dos impactos causados por essas manifestações. O estudo possibilitou conferir alguns aportes teóricos e questionar outros: confirmar a validade da Teoria da Subjetividade, ratificar as formas de manifestação do fenômeno, sua frequente invisibilidade, os estudos surdos a respeito da identidade e cultura surda, além de reconhecer a relevância da língua de sinais para o desenvolvimento do sujeito surdo. Por outro lado, a pesquisadora levanta questionamentos procedentes sobre a estereotipia dos sujeitos envolvidos em práticas de bullying, assim como a respeito de aspectos significativos sobre as principais causas do fenômeno. Discursos não surtem mais efeitos positivos na estima dos sujeitos surdos. Eles necessitam e exigem uma educação verdadeiramente inclusiva, com a implantação eficaz de escolas bilíngues, metodologias envolvendo estratégias viso-espaciais, garantia do respeito e valorização de sua língua, identidade e cultura surdas, entre outras.