Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

BULLYING CONTRA SURDOS: FENÔMENO PRODUTOR DE SENTIDOS

Palavra-chaves: Bullying, Sentidos Subjetivos, Surdez. Comunicação Oral 09 - EDUCAÇÃO DE SURDOS
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Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Neste artigo serão expostas as análises sobre as informações produzidas com discentes envolvidas como sujeitos da pesquisa de mestrado sobre os sentidos produzidos pelo bullying, fenômeno histórico-cultural que vem manifestando-se de maneira alarmante nos últimos anos. A pesquisa foi realizada com base nos princípios da epistemologia qualitativa, dando ênfase para o caráter construtivo-interpretativo da pesquisa, fundamentado na Teoria da Subjetividade, de González Rey (2003, 2004, 2005, 2006, 2007). A apresentação da análise obedece a uma estrutura baseada na ordem dos objetivos da pesquisa com a intenção de facilitar a compreensão dos sentidos subjetivos produzidos pelos sujeitos da pesquisa, a partir das práticas de bullying sofridas e dos impactos causados por essas manifestações. O estudo possibilitou conferir alguns aportes teóricos e questionar outros: confirmar a validade da Teoria da Subjetividade, ratificar as formas de manifestação do fenômeno, sua frequente invisibilidade, os estudos surdos a respeito da identidade e cultura surda, além de reconhecer a relevância da língua de sinais para o desenvolvimento do sujeito surdo. Por outro lado, a pesquisadora levanta questionamentos procedentes sobre a estereotipia dos sujeitos envolvidos em práticas de bullying, assim como a respeito de aspectos significativos sobre as principais causas do fenômeno. Discursos não surtem mais efeitos positivos na estima dos sujeitos surdos. Eles necessitam e exigem uma educação verdadeiramente inclusiva, com a implantação eficaz de escolas bilíngues, metodologias envolvendo estratégias viso-espaciais, garantia do respeito e valorização de sua língua, identidade e cultura surdas, entre outras.

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