INTRODUÇÃOEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa com 10 jovens entre 14 a 19 anos da escola pública, em Teresina-PI. O objetivo geral foi analisar os conceitos e/ou confetos produzidos pelos jovens sobre a relação entre o corpo e o medo na escola. METODOLOGIAUtilizamos a Sociopoética como prática filosófica que descobre os problemas que inconscientemente mobilizam os grupos sociais; favorece a criação de novos problemas ou de novas maneiras de problematizar a vida; favorece a criação de confetos, contextualizados no afeto e na razão, na sensualidade e na intuição, na gestualidade e na imaginação do grupo-pesquisador; favorece a criação de conceitos desterritorializados, que entram em diálogo com os conceitos dos filósofos profissionais (GAUTHIER, 2003). RESULTADOS Partindo das problemáticas, o pensamento dos jovens se apresentou em quatro linhas ou dimensões: A relação entre o corpo e o medo dos estranhos; O corpo do jovem com a família e sua relação com o medo; Memória e esquecimento do corpo na relação com o medo; O corpo dos jovens e o medo das drogas e da violência. CONCLUSÃONesse sentido, a importância dessa investigação foi conhecermos de perto as idéias e os conceitos dos jovens sobre o corpo na sua relação com o medo e, nesse caso, possibilitar aos interessados um conhecimento próximo e atuante junto aos jovens com os quais convivem e atuam.