MINECRAFT: CONSTRUÇÃO DE MAQUETE DIGITAL COMO MODELO EDUCACIONAL PARA O MUNDO CONTEMPORÂNEO
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56994 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 603 "inscrito_id" => 804 "titulo" => "MINECRAFT: CONSTRUÇÃO DE MAQUETE DIGITAL COMO MODELO EDUCACIONAL PARA O MUNDO CONTEMPORÂNEO" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO RELATAR A CONSTRUÇÃO DE UMA MAQUETE DIGITAL DE UM MODELO DE ESCOLA QUE ATENDA A NECESSIDADE DE CRIAR CONDIÇÕES MAIS FAVORÁVEIS PARA OS ALUNOS APRENDEREM E ATUAREM NO MUNDO CONTEMPORÂNEO. O DESAFIO DE CONSTRUIR UM MODELO EDUCACIONAL PARA O FUTURO RESULTA DO CUMPRIMENTO ÀS EXIGÊNCIAS DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL. PARA A CONSTRUÇÃO DA MAQUETE DIGITAL FOI UTILIZADO COMO FERRAMENTA O JOGO ELETRÔNICO MINECRAFT, O QUAL PERMITE A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS, RECURSOS, MATERIAIS, ENTRE OUTROS, DE FORMA CRIATIVA, FAZENDO USO DE BLOCOS PRESENTES NA REALIDADE DIGITAL. AS INTERAÇÕES PARA VIABILIZAR O TRABALHO EM GRUPO FORAM FEITAS COM O USO DE OUTRAS FERRAMENTAS COMO SKYPE, FACEBOOK, WHATSAPP E HAMACHI. A ESCOLA CONSTRUÍDA DIGITALMENTE TEVE COMO FOCO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA E A SUSTENTABILIDADE. NA PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA, FORAM CRIADAS SALAS QUE PROPICIAM UM AMBIENTE CONFORTÁVEL DE APRENDIZAGEM E UMA DIVERSIDADE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FUGINDO DO MODELO CONVENCIONAL DE AULAS EXPOSITIVAS. DESTACAMOS A ACESSIBILIDADE, CONSTRUINDO ELEVADORES, RAMPAS E OUTROS RECURSOS INCLUSIVOS. ALÉM DISSO, PENSAMOS NUMA AVALIAÇÃO PROCESSUAL, ONDE OS ESTUDANTES SÃO AVALIADOS AO LONGO DO PROCESSO DE ATIVIDADES E PRÁTICAS, VISANDO O SEU DESENVOLVIMENTO PESSOAL. ENTENDEMOS QUE ESTA EXPERIÊNCIA POSSIBILITOU A APROXIMAÇÃO COM UMA NOVA PERSPECTIVA E REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ESTRUTURA E CURRÍCULO ESCOLAR PARA OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, MAQUETE DIGITAL, TECNOLOGIA, FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID804_03072019163436.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLENE FELIX DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KARLENE FELIX" "autor_email" => "karlenefelix@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56994 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 603 "inscrito_id" => 804 "titulo" => "MINECRAFT: CONSTRUÇÃO DE MAQUETE DIGITAL COMO MODELO EDUCACIONAL PARA O MUNDO CONTEMPORÂNEO" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO RELATAR A CONSTRUÇÃO DE UMA MAQUETE DIGITAL DE UM MODELO DE ESCOLA QUE ATENDA A NECESSIDADE DE CRIAR CONDIÇÕES MAIS FAVORÁVEIS PARA OS ALUNOS APRENDEREM E ATUAREM NO MUNDO CONTEMPORÂNEO. O DESAFIO DE CONSTRUIR UM MODELO EDUCACIONAL PARA O FUTURO RESULTA DO CUMPRIMENTO ÀS EXIGÊNCIAS DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL. PARA A CONSTRUÇÃO DA MAQUETE DIGITAL FOI UTILIZADO COMO FERRAMENTA O JOGO ELETRÔNICO MINECRAFT, O QUAL PERMITE A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS, RECURSOS, MATERIAIS, ENTRE OUTROS, DE FORMA CRIATIVA, FAZENDO USO DE BLOCOS PRESENTES NA REALIDADE DIGITAL. AS INTERAÇÕES PARA VIABILIZAR O TRABALHO EM GRUPO FORAM FEITAS COM O USO DE OUTRAS FERRAMENTAS COMO SKYPE, FACEBOOK, WHATSAPP E HAMACHI. A ESCOLA CONSTRUÍDA DIGITALMENTE TEVE COMO FOCO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA E A SUSTENTABILIDADE. NA PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA, FORAM CRIADAS SALAS QUE PROPICIAM UM AMBIENTE CONFORTÁVEL DE APRENDIZAGEM E UMA DIVERSIDADE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FUGINDO DO MODELO CONVENCIONAL DE AULAS EXPOSITIVAS. DESTACAMOS A ACESSIBILIDADE, CONSTRUINDO ELEVADORES, RAMPAS E OUTROS RECURSOS INCLUSIVOS. ALÉM DISSO, PENSAMOS NUMA AVALIAÇÃO PROCESSUAL, ONDE OS ESTUDANTES SÃO AVALIADOS AO LONGO DO PROCESSO DE ATIVIDADES E PRÁTICAS, VISANDO O SEU DESENVOLVIMENTO PESSOAL. ENTENDEMOS QUE ESTA EXPERIÊNCIA POSSIBILITOU A APROXIMAÇÃO COM UMA NOVA PERSPECTIVA E REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ESTRUTURA E CURRÍCULO ESCOLAR PARA OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, MAQUETE DIGITAL, TECNOLOGIA, FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID804_03072019163436.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLENE FELIX DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KARLENE FELIX" "autor_email" => "karlenefelix@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }