DESCOBRINDO A GEOMETRIA QUE NOS RODEIA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO CONTEÚDO DE CIRCUNFERÊNCIA E CÍRCULO
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56714 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 414 "inscrito_id" => 801 "titulo" => "DESCOBRINDO A GEOMETRIA QUE NOS RODEIA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO CONTEÚDO DE CIRCUNFERÊNCIA E CÍRCULO" "resumo" => "O ENSINO DA GEOMETRIA É POUCO EXPLORADO DENTRO DA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA O QUE DIFICULTA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM ESSA PARTE DA DISCIPLINA. ALÉM DISSO, A FORMA COMO O PROFESSOR ABORDA O CONTEÚDO DENTRO DE SALA, EM SUA MAIORIA, É DE MANEIRA DIRETA O QUE DIFICULTA AINDA MAIS A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, PORÉM EXISTEM OUTRAS FORMAS DE ENSINO QUE PROPORCIONAM AOS MESMOS ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS DE MANEIRA AGRADÁVEL E PRAZEROSA. NESTA PESQUISA PRODUZIDA NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DA CAPES, NO SUBPROJETO DA ÁREA DE MATEMÁTICA DA UEPB, CAMPUS DE CAMPINA GRANDE, INTITULADO A REFLEXÃO SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, TIVEMOS O OBJETIVO DE PROMOVER AULAS COM O CONTEÚDO DE CIRCUNFERÊNCIA E CÍRCULO QUE PROPORCIONASSEM AOS ALUNOS UMA APRENDIZAGEM EFICAZ E PUDESSEM ENXERGAR A GEOMETRIA NO AMBIENTE EM QUE ELES ESTAVAM PRESENTE DIARIAMENTE, A MESMA FOI DESENVOLVIDA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB COM ALUNOS DA TURMA DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA ISSO FOI ELABORADA UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES, DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA E EM VÁRIOS AMBIENTES DA ESCOLA. DESSA FORMA, A ATIVIDADE FOI FEITA EM TRÊS MOMENTOS. DIANTE DESSA PESQUISA PODEMOS VER QUE OS BENEFÍCIOS DO ENSINO EXPLORATÓRIO, COMO OS ALUNOS SE ENVOLVEM NA ATIVIDADE E AJUDAM UNS AOS OUTROS ATRAVÉS DO TRABALHO EM GRUPO. E AINDA A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR CORRETAMENTE OS CONTEÚDO DE GEOMETRIA DENTRO DA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO EXPLORATÓRIO, GEOMETRIA, CIRCUNFERÊNCIA, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA1_ID801_01072019150014.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELLEN EMANUELE VASCONCELOS ALBINO" "autor_nome_curto" => "HELLEN" "autor_email" => "hellenemanuele12@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56714 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 414 "inscrito_id" => 801 "titulo" => "DESCOBRINDO A GEOMETRIA QUE NOS RODEIA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO CONTEÚDO DE CIRCUNFERÊNCIA E CÍRCULO" "resumo" => "O ENSINO DA GEOMETRIA É POUCO EXPLORADO DENTRO DA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA O QUE DIFICULTA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM ESSA PARTE DA DISCIPLINA. ALÉM DISSO, A FORMA COMO O PROFESSOR ABORDA O CONTEÚDO DENTRO DE SALA, EM SUA MAIORIA, É DE MANEIRA DIRETA O QUE DIFICULTA AINDA MAIS A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, PORÉM EXISTEM OUTRAS FORMAS DE ENSINO QUE PROPORCIONAM AOS MESMOS ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS DE MANEIRA AGRADÁVEL E PRAZEROSA. NESTA PESQUISA PRODUZIDA NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DA CAPES, NO SUBPROJETO DA ÁREA DE MATEMÁTICA DA UEPB, CAMPUS DE CAMPINA GRANDE, INTITULADO A REFLEXÃO SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, TIVEMOS O OBJETIVO DE PROMOVER AULAS COM O CONTEÚDO DE CIRCUNFERÊNCIA E CÍRCULO QUE PROPORCIONASSEM AOS ALUNOS UMA APRENDIZAGEM EFICAZ E PUDESSEM ENXERGAR A GEOMETRIA NO AMBIENTE EM QUE ELES ESTAVAM PRESENTE DIARIAMENTE, A MESMA FOI DESENVOLVIDA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB COM ALUNOS DA TURMA DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA ISSO FOI ELABORADA UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES, DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA E EM VÁRIOS AMBIENTES DA ESCOLA. DESSA FORMA, A ATIVIDADE FOI FEITA EM TRÊS MOMENTOS. DIANTE DESSA PESQUISA PODEMOS VER QUE OS BENEFÍCIOS DO ENSINO EXPLORATÓRIO, COMO OS ALUNOS SE ENVOLVEM NA ATIVIDADE E AJUDAM UNS AOS OUTROS ATRAVÉS DO TRABALHO EM GRUPO. E AINDA A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR CORRETAMENTE OS CONTEÚDO DE GEOMETRIA DENTRO DA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO EXPLORATÓRIO, GEOMETRIA, CIRCUNFERÊNCIA, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA1_ID801_01072019150014.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELLEN EMANUELE VASCONCELOS ALBINO" "autor_nome_curto" => "HELLEN" "autor_email" => "hellenemanuele12@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }