O PRESENTE TRABALHO, QUE AINDA ENCONTRA-SE EM FASE DE DESENVOLVIMENTO, VISA DESTACAR O PAPEL DA ESCOLA NO SÉCULO XXI , DE MANEIRA QUE POSSAMOS ANALISAR E REFLETIR O CARÁTER ASSOCIADO ENTRE A FORMAÇÃO CIDADÃ E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COM O INTUITO DE DEMONSTRAR OS PRESSUPOSTOS E BASES PEDAGÓGICAS PARA UM ENSINO QUE VISE UMA CONSCIENTIZAÇÃO CRÍTICA DE JOVENS E ADOLESCENTES À SUSTENTABILIDADE EM MEIO GLOBAL, ATRAVÉS DOS PENSAMENTOS E TEORIAS FREIRIANAS E AINDA, LIGADAS AO ÂMBITO DE DEMAIS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO. SENDO ASSIM, OS OBJETIVOS SÃO O DE FOMENTAR ETAPAS, PROCESSOS OU FASES PROCEDIMENTAIS DE APLICABILIDADE DE CONTEÚDOS (QUER DO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS OU HUMANAS) QUE ENVOLVAM A FORMAÇÃO DE UM CURRÍCULO TRANSFORMADOR E, SOBRETUDO, INTERDISCIPLINAR, QUE POSSIBILITEM JUSTAMENTE O DEBATE DE CONCEITOS LIGADOS À SUSTENTABILIDADE E AO MEIO GLOBALIZADO EM QUE ESTES JOVENS VIVEM, TORNANDO AINDA, A PRÁTICA DE ENSINO MAIS VINCULADA AO MUNDO E AO TEMPO CONTEMPORÂNEO EM QUE ESTES ESTUDANTES ENCONTRAM-SE. CONTUDO, AS PROBLEMÁTICAS QUE ENVOLVEM ESTES PROCESSOS, BEM COMO A JUSTIFICATIVA PARA A REFLEXÃO E ANÁLISE DESSES PRESSUPOSTOS SÃO TAMBÉM ASPECTOS QUE DEVEM SER ANALISADOS E QUE SÃO POSTOS COMO FATORES QUE DE CERTA FORMA, IMPOSSIBILITAM O USO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO FOMENTO A UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA E CONSCIENTE, BEM COMO OS PRÓPRIOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS A QUE GRANDE PARTE DAS ESCOLAS BRASILEIRAS (NÃO SOMENTE AS ESCOLAS PÚBLICAS), ADQUIREM, FIXANDO SABERES E CONSTITUINDO UMA EDUCAÇÃO APENAS DEPOSITÁRIA DE CONTEÚDOS.