CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE: O PAPEL DA ESCOLA NO SÉCULO XXI PARA A FORMAÇÃO DE UM “CURRÍCULO TRANSFORMADOR”
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56641 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 623 "inscrito_id" => 2108 "titulo" => "CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE: O PAPEL DA ESCOLA NO SÉCULO XXI PARA A FORMAÇÃO DE UM “CURRÍCULO TRANSFORMADOR”" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO, QUE AINDA ENCONTRA-SE EM FASE DE DESENVOLVIMENTO, VISA DESTACAR O PAPEL DA ESCOLA NO SÉCULO XXI , DE MANEIRA QUE POSSAMOS ANALISAR E REFLETIR O CARÁTER ASSOCIADO ENTRE A FORMAÇÃO CIDADÃ E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COM O INTUITO DE DEMONSTRAR OS PRESSUPOSTOS E BASES PEDAGÓGICAS PARA UM ENSINO QUE VISE UMA CONSCIENTIZAÇÃO CRÍTICA DE JOVENS E ADOLESCENTES À SUSTENTABILIDADE EM MEIO GLOBAL, ATRAVÉS DOS PENSAMENTOS E TEORIAS FREIRIANAS E AINDA, LIGADAS AO ÂMBITO DE DEMAIS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO. SENDO ASSIM, OS OBJETIVOS SÃO O DE FOMENTAR ETAPAS, PROCESSOS OU FASES PROCEDIMENTAIS DE APLICABILIDADE DE CONTEÚDOS (QUER DO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS OU HUMANAS) QUE ENVOLVAM A FORMAÇÃO DE UM CURRÍCULO TRANSFORMADOR E, SOBRETUDO, INTERDISCIPLINAR, QUE POSSIBILITEM JUSTAMENTE O DEBATE DE CONCEITOS LIGADOS À SUSTENTABILIDADE E AO MEIO GLOBALIZADO EM QUE ESTES JOVENS VIVEM, TORNANDO AINDA, A PRÁTICA DE ENSINO MAIS VINCULADA AO MUNDO E AO TEMPO CONTEMPORÂNEO EM QUE ESTES ESTUDANTES ENCONTRAM-SE. CONTUDO, AS PROBLEMÁTICAS QUE ENVOLVEM ESTES PROCESSOS, BEM COMO A JUSTIFICATIVA PARA A REFLEXÃO E ANÁLISE DESSES PRESSUPOSTOS SÃO TAMBÉM ASPECTOS QUE DEVEM SER ANALISADOS E QUE SÃO POSTOS COMO FATORES QUE DE CERTA FORMA, IMPOSSIBILITAM O USO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO FOMENTO A UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA E CONSCIENTE, BEM COMO OS PRÓPRIOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS A QUE GRANDE PARTE DAS ESCOLAS BRASILEIRAS (NÃO SOMENTE AS ESCOLAS PÚBLICAS), ADQUIREM, FIXANDO SABERES E CONSTITUINDO UMA EDUCAÇÃO APENAS DEPOSITÁRIA DE CONTEÚDOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate" "palavra_chave" => "PRÁTICA EDUCATIVA, SUSTENTABILIDADE, CIDADANIA, GLOBALIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA13_ID2108_08072019184252.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELY CAPITULINO DA FONSECA" "autor_nome_curto" => "GISELY FONSECA" "autor_email" => "gisely97@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56641 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 623 "inscrito_id" => 2108 "titulo" => "CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE: O PAPEL DA ESCOLA NO SÉCULO XXI PARA A FORMAÇÃO DE UM “CURRÍCULO TRANSFORMADOR”" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO, QUE AINDA ENCONTRA-SE EM FASE DE DESENVOLVIMENTO, VISA DESTACAR O PAPEL DA ESCOLA NO SÉCULO XXI , DE MANEIRA QUE POSSAMOS ANALISAR E REFLETIR O CARÁTER ASSOCIADO ENTRE A FORMAÇÃO CIDADÃ E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COM O INTUITO DE DEMONSTRAR OS PRESSUPOSTOS E BASES PEDAGÓGICAS PARA UM ENSINO QUE VISE UMA CONSCIENTIZAÇÃO CRÍTICA DE JOVENS E ADOLESCENTES À SUSTENTABILIDADE EM MEIO GLOBAL, ATRAVÉS DOS PENSAMENTOS E TEORIAS FREIRIANAS E AINDA, LIGADAS AO ÂMBITO DE DEMAIS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO. SENDO ASSIM, OS OBJETIVOS SÃO O DE FOMENTAR ETAPAS, PROCESSOS OU FASES PROCEDIMENTAIS DE APLICABILIDADE DE CONTEÚDOS (QUER DO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS OU HUMANAS) QUE ENVOLVAM A FORMAÇÃO DE UM CURRÍCULO TRANSFORMADOR E, SOBRETUDO, INTERDISCIPLINAR, QUE POSSIBILITEM JUSTAMENTE O DEBATE DE CONCEITOS LIGADOS À SUSTENTABILIDADE E AO MEIO GLOBALIZADO EM QUE ESTES JOVENS VIVEM, TORNANDO AINDA, A PRÁTICA DE ENSINO MAIS VINCULADA AO MUNDO E AO TEMPO CONTEMPORÂNEO EM QUE ESTES ESTUDANTES ENCONTRAM-SE. CONTUDO, AS PROBLEMÁTICAS QUE ENVOLVEM ESTES PROCESSOS, BEM COMO A JUSTIFICATIVA PARA A REFLEXÃO E ANÁLISE DESSES PRESSUPOSTOS SÃO TAMBÉM ASPECTOS QUE DEVEM SER ANALISADOS E QUE SÃO POSTOS COMO FATORES QUE DE CERTA FORMA, IMPOSSIBILITAM O USO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO FOMENTO A UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA E CONSCIENTE, BEM COMO OS PRÓPRIOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS A QUE GRANDE PARTE DAS ESCOLAS BRASILEIRAS (NÃO SOMENTE AS ESCOLAS PÚBLICAS), ADQUIREM, FIXANDO SABERES E CONSTITUINDO UMA EDUCAÇÃO APENAS DEPOSITÁRIA DE CONTEÚDOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate" "palavra_chave" => "PRÁTICA EDUCATIVA, SUSTENTABILIDADE, CIDADANIA, GLOBALIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA13_ID2108_08072019184252.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELY CAPITULINO DA FONSECA" "autor_nome_curto" => "GISELY FONSECA" "autor_email" => "gisely97@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }