AQUAPONIA COMO RECURSO DIDÁTICO FACILITADOR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56526 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 364 "inscrito_id" => 1707 "titulo" => "AQUAPONIA COMO RECURSO DIDÁTICO FACILITADOR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "A AQUAPONIA CONSISTE NA INTEGRAÇÃO DO CULTIVO DE VEGETAIS E DA CRIAÇÃO DE ORGANISMOS AQUÁTICOS EM SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO, SURGINDO COMO UMA MODALIDADE DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS COM BAIXO CONSUMO DE ÁGUA E ALTO APROVEITAMENTO DO RESÍDUO ORGÂNICO. ASSIM, A UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS AQUAPÔNICOS NA EDUCAÇÃO ESTÁ EM ASCENSÃO EM ALGUNS PAÍSES DESENVOLVIDOS. PROFESSORES DE DIVERSAS DISCIPLINAS VALEM-SE DOS CONCEITOS TÉCNICOS DA AQUAPONIA PARA FACILITAR O APRENDIZADO DE SEUS ALUNOS. ESTUDOS ENVOLVENDO O ENSINO MOSTRARAM AS DIFICULDADES DA PRÁTICA DOCENTE DOS CONTEÚDOS SOBRE CICLOS BIOGEOQUÍMICOS, APRESENTANDO A AUSÊNCIA DE DOMÍNIO NOS PROCESSOS QUE CERCAM A CICLAGEM DE ELEMENTOS NATURAIS. SENDO ASSIM, O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PROPORCIONAR AOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFRN/CAMPUS MACAU, ATRAVÉS DO SISTEMA DE AQUAPONIA, UM RECURSO FACILITADOR NO ENSINO DE ECOLOGIA, COM ÊNFASE NO CICLO DE NITROGÊNIO, COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA TORNANDO O ENSINO DINÂMICO E ATRATIVO. A ATIVIDADE PROPOSTA FOI APLICADA NA TURMA DA DISCIPLINA DE TÓPICOS EM AQUICULTURA NO PERÍODO 2019.1 ONDE O PÚBLICO ALVO DA PESQUISA FORAM 15 ALUNOS MATRICULADOS. FORAM APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS PARA AVALIAÇÃO, UM ANTES E UM APÓS A ATIVIDADE PROPOSTA SOBRE O CICLO DO NITROGÊNIO. PERCEBEU-SE UMA EVOLUÇÃO POSITIVA DOS ALUNOS NAS RESPOSTAS QUANTO AO PRIMEIRO E O SEGUNDO QUESTIONÁRIO, VISTO QUE APÓS PASSAREM PELA ATIVIDADE E EXPLANAÇÃO, OS MESMO ADQUIRIRAM MELHORES CONHECIMENTOS SOBRE O TEMA. TOTAL DE 93% DOS ALUNOS RESPONDERAM QUE A ATIVIDADE PRÁTICA DEMONSTRATIVA CONTEMPLA O CONTEÚDO DE CICLO DO NITROGÊNIO E AFIRMARAM QUE O UTILIZARIA EM SUAS FUTURAS AULAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 08: Ciências Agrárias: o ver, o fazer, o ensinar" "palavra_chave" => "AQUAPONIA, CICLO DO NITROGÊNIO, RECURSO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA8_ID1707_01072019110439.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUSANE LÚCIA DE SOUSA QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "SUSANE QUEIROZ" "autor_email" => "susanequeiroz1@gmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56526 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 364 "inscrito_id" => 1707 "titulo" => "AQUAPONIA COMO RECURSO DIDÁTICO FACILITADOR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "A AQUAPONIA CONSISTE NA INTEGRAÇÃO DO CULTIVO DE VEGETAIS E DA CRIAÇÃO DE ORGANISMOS AQUÁTICOS EM SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO, SURGINDO COMO UMA MODALIDADE DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS COM BAIXO CONSUMO DE ÁGUA E ALTO APROVEITAMENTO DO RESÍDUO ORGÂNICO. ASSIM, A UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS AQUAPÔNICOS NA EDUCAÇÃO ESTÁ EM ASCENSÃO EM ALGUNS PAÍSES DESENVOLVIDOS. PROFESSORES DE DIVERSAS DISCIPLINAS VALEM-SE DOS CONCEITOS TÉCNICOS DA AQUAPONIA PARA FACILITAR O APRENDIZADO DE SEUS ALUNOS. ESTUDOS ENVOLVENDO O ENSINO MOSTRARAM AS DIFICULDADES DA PRÁTICA DOCENTE DOS CONTEÚDOS SOBRE CICLOS BIOGEOQUÍMICOS, APRESENTANDO A AUSÊNCIA DE DOMÍNIO NOS PROCESSOS QUE CERCAM A CICLAGEM DE ELEMENTOS NATURAIS. SENDO ASSIM, O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PROPORCIONAR AOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFRN/CAMPUS MACAU, ATRAVÉS DO SISTEMA DE AQUAPONIA, UM RECURSO FACILITADOR NO ENSINO DE ECOLOGIA, COM ÊNFASE NO CICLO DE NITROGÊNIO, COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA TORNANDO O ENSINO DINÂMICO E ATRATIVO. A ATIVIDADE PROPOSTA FOI APLICADA NA TURMA DA DISCIPLINA DE TÓPICOS EM AQUICULTURA NO PERÍODO 2019.1 ONDE O PÚBLICO ALVO DA PESQUISA FORAM 15 ALUNOS MATRICULADOS. FORAM APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS PARA AVALIAÇÃO, UM ANTES E UM APÓS A ATIVIDADE PROPOSTA SOBRE O CICLO DO NITROGÊNIO. PERCEBEU-SE UMA EVOLUÇÃO POSITIVA DOS ALUNOS NAS RESPOSTAS QUANTO AO PRIMEIRO E O SEGUNDO QUESTIONÁRIO, VISTO QUE APÓS PASSAREM PELA ATIVIDADE E EXPLANAÇÃO, OS MESMO ADQUIRIRAM MELHORES CONHECIMENTOS SOBRE O TEMA. TOTAL DE 93% DOS ALUNOS RESPONDERAM QUE A ATIVIDADE PRÁTICA DEMONSTRATIVA CONTEMPLA O CONTEÚDO DE CICLO DO NITROGÊNIO E AFIRMARAM QUE O UTILIZARIA EM SUAS FUTURAS AULAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 08: Ciências Agrárias: o ver, o fazer, o ensinar" "palavra_chave" => "AQUAPONIA, CICLO DO NITROGÊNIO, RECURSO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA8_ID1707_01072019110439.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUSANE LÚCIA DE SOUSA QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "SUSANE QUEIROZ" "autor_email" => "susanequeiroz1@gmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }