A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS: PERSPECTIVA PARA UMA ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56407 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 504 "inscrito_id" => 977 "titulo" => "A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS: PERSPECTIVA PARA UMA ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM DUAS TURMAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS, DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO CRISTÓVÃO, RECIFE – PE. ABORDOU A TEMÁTICA DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS E TEVE COMO OBJETIVO GERAL PROMOVER A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DOS ESTUDANTES A PARTIR DA ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL ACERCA DO TEMA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA. TOMOU COMO BASE A RELAÇÃO SOCIOAMBIENTAL PREDATÓRIA ESTABELECIDA ENTRE HOMEM E NATUREZA (LOPES E LIMA, 2008; JACOBI, 2003) E A NECESSIDADE DO SER HUMANO REPENSAR O USO DOS RECURSOS NATURAIS (BRITO E MELO, 2018), NESTE CASO A ÁGUA. O MÉTODO FOI O HISTÓRICO-DIALÉTICO E O TIPO DE PESQUISA FOI A PESQUISA-AÇÃO (THIOLLENT,1985), DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E A ABORDAGEM QUALITATIVA. A METODOLOGIA CONSISTIU EM: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, RODAS DE CONVERSA, AULA EXPOSITIVA DIALOGADA, CONSTRUÇÃO DE PEÇA TEATRAL-MUSICAL, PRODUÇÃO DE MURAL, CONSTRUÇÃO DE MAPAS MENTAIS (SILVA, 2018). UTILIZOU-SE O CONCEITO DE APRENDIZAGEM ATIVA (MOREIRA,1999), VISANDO SUSCITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FORMA PROTAGONISTA (COSTA, 2008), AUXILIANDO O ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA. MOTIVOU OS ESTUDANTES À CURIOSIDADE EM APRENDER E CONSTRUIR SEU CONHECIMENTO, CONTRIBUINDO PARA UMA COMPREENSÃO CRÍTICA DO ESPAÇO VIVIDO E DA RELAÇÃO-HOMEM NATUREZA (SIQUEIRA, 2007), NA SUA FORMAÇÃO CIDADÃ (BRASIL, 2017). OS PRINCIPAIS RESULTADOS ALCANÇADOS FORAM A CONSCIENTIZAÇÃO DOS ESTUDANTES FRENTE AOS PROBLEMAS AMBIENTAIS RELACIONADOS AS ÁGUAS DO PLANETA (RIOS E OCEANOS) E O DESENVOLVIMENTO DE RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO SOCIOESPACIAL. CONCLUIU-SE QUE A TEMÁTICA ABORDADA CONTRIBUIU PARA UM PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO DOS ESTUDANTES, BEM COMO INSTIGOU A CURIOSIDADE E AJUDOU A DESENVOLVER O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO ACERCA DE PROBLEMA SOCIOAMBIENTAL ABORDADO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 09: Geociências e Geografia: pesquisa, ensino e novas metodologias" "palavra_chave" => "POLUIÇÃO DAS ÁGUAS, APRENDIZAGEM ATIVA, ENSINO DE GEOGRAFIA, CONSCIÊNCIA AMBIENTAL." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA9_ID977_01072019195815.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANIARA ALMEIDA PINHEIRO LIMA" "autor_nome_curto" => "JANIARA LIMA" "autor_email" => "janiara8890@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56407 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 504 "inscrito_id" => 977 "titulo" => "A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS: PERSPECTIVA PARA UMA ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM DUAS TURMAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS, DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO CRISTÓVÃO, RECIFE – PE. ABORDOU A TEMÁTICA DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS E TEVE COMO OBJETIVO GERAL PROMOVER A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DOS ESTUDANTES A PARTIR DA ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL ACERCA DO TEMA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA. TOMOU COMO BASE A RELAÇÃO SOCIOAMBIENTAL PREDATÓRIA ESTABELECIDA ENTRE HOMEM E NATUREZA (LOPES E LIMA, 2008; JACOBI, 2003) E A NECESSIDADE DO SER HUMANO REPENSAR O USO DOS RECURSOS NATURAIS (BRITO E MELO, 2018), NESTE CASO A ÁGUA. O MÉTODO FOI O HISTÓRICO-DIALÉTICO E O TIPO DE PESQUISA FOI A PESQUISA-AÇÃO (THIOLLENT,1985), DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E A ABORDAGEM QUALITATIVA. A METODOLOGIA CONSISTIU EM: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, RODAS DE CONVERSA, AULA EXPOSITIVA DIALOGADA, CONSTRUÇÃO DE PEÇA TEATRAL-MUSICAL, PRODUÇÃO DE MURAL, CONSTRUÇÃO DE MAPAS MENTAIS (SILVA, 2018). UTILIZOU-SE O CONCEITO DE APRENDIZAGEM ATIVA (MOREIRA,1999), VISANDO SUSCITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FORMA PROTAGONISTA (COSTA, 2008), AUXILIANDO O ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA. MOTIVOU OS ESTUDANTES À CURIOSIDADE EM APRENDER E CONSTRUIR SEU CONHECIMENTO, CONTRIBUINDO PARA UMA COMPREENSÃO CRÍTICA DO ESPAÇO VIVIDO E DA RELAÇÃO-HOMEM NATUREZA (SIQUEIRA, 2007), NA SUA FORMAÇÃO CIDADÃ (BRASIL, 2017). OS PRINCIPAIS RESULTADOS ALCANÇADOS FORAM A CONSCIENTIZAÇÃO DOS ESTUDANTES FRENTE AOS PROBLEMAS AMBIENTAIS RELACIONADOS AS ÁGUAS DO PLANETA (RIOS E OCEANOS) E O DESENVOLVIMENTO DE RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO SOCIOESPACIAL. CONCLUIU-SE QUE A TEMÁTICA ABORDADA CONTRIBUIU PARA UM PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO DOS ESTUDANTES, BEM COMO INSTIGOU A CURIOSIDADE E AJUDOU A DESENVOLVER O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO ACERCA DE PROBLEMA SOCIOAMBIENTAL ABORDADO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 09: Geociências e Geografia: pesquisa, ensino e novas metodologias" "palavra_chave" => "POLUIÇÃO DAS ÁGUAS, APRENDIZAGEM ATIVA, ENSINO DE GEOGRAFIA, CONSCIÊNCIA AMBIENTAL." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA9_ID977_01072019195815.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANIARA ALMEIDA PINHEIRO LIMA" "autor_nome_curto" => "JANIARA LIMA" "autor_email" => "janiara8890@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }