Neste texto apresentamos análises iniciais de nossa monografia em desenvolvimento na graduação em Pedagogia pela UFPI. Nessa investigação, objetivamos compreender e analisar a contribuição do Método Montessoriano ao processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Por meio de um estudo bibliográfico este texto intenciona debater, ainda que inicialmente, limites e possibilidades dessa perspectiva metodológica para o processo de escolarização de crianças na Educação Infantil. Realizamos nossa pesquisa do tipo qualitativa, em que abordamos técnicas etnográficas, tais como: a observação participante, entrevistas e análise de documentos. Propomos realizar esta pesquisa em três fases: a inicial objetiva uma análise preliminar mais descritiva que será desenvolvida por meio da observação participante com a composição de um diário de campo. No segundo momento realizaremos entrevistas semiestruturadas. No terceiro momento será feito a análise de documentos, como o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, projetos pedagógicos desenvolvidos nesse espaço, dentre outros, para que possamos apresentar dados relevantes que demonstre como é feito o processo de ensino-aprendizagem neste método de ensino.