ESTE ESTUDO TRATA-SE DE UMA REVISÃO DA LITERATURA, OBJETIVANDO REALIZAR UM LEVANTAMENTO DE PESQUISAS PUBLICADAS EM PERIÓDICOS QUE EVIDÊNCIA DIFICULDADES DOS IDOSOS FAZER USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, ONDE TAL SITUAÇÃO CORROBORA COM A EXCLUSÃO DIGITAL DESSA POPULAÇÃO. PARA TANTO FOI REALIZADA BUSCA DE ARTIGOS NOS BANCOS DE DADOS SCIELO, PEPSIC E GOOGLE ACADÊMICO, OS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO: 1) PUBLICAÇÕES NO ANO DE 2014 A 2019 QUE TRATAVAM DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES PARA INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS; 2) ARTIGOS EM IDIOMA INGLÊS E PORTUGUÊS; 3) ESTUDOS QUE IDENTIFIQUEM LIMITAÇÕES E INCAPACIDADES DOS IDOSOS FAZER USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS; 4) ESTUDOS QUE APRESENTAM INADEQUAÇÃO DOS APARELHOS TECNOLÓGICOS PARA A TERCEIRA IDADE. AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS NESSE ESTUDO ESTÃO ASSOCIADAS A INTERFACE DOS APARELHOS TECNOLÓGICOS COMO SMARTPHONE E COMPUTADORES, UMA VEZ QUE MUITOS APLICATIVOS NÃO SÃO OTIMIZADOS PARA ATENDER ESSA POPULAÇÃO. DESTA FORMA CONTRIBUINDO PARA EXCLUSÃO DIGITAL DOS IDOSOS. POR TANTO CONHECENDO TAIS DIFICULDADES É POSSÍVEL NÃO SÓ ELABORAR ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM OBJETIVO DE INCLUIR OS IDOSOS AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO TAMBÉM AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS OTIMIZADA PARA ATENDER ESSA POPULAÇÃO.