O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA NO PROCESSO DE CRESCIMENTO
POPULACIONAL DO IDOSO NO BRASIL E SUA INCLUSÃO DIGITAL. POR MUITO TEMPO O IDOSO ERA VISTO COM
UMA PERSPECTIVA DE INATIVO E PASSIVO, SUJEITO A SER DEPENDENTE DOS QUE SÃO RESPONSÁVEIS POR ELE,
PORÉM, ATUALMENTE, ESSA IMAGEM TEM SIDO SUBSTITUÍDA POR UM SUJEITO COM UMA POSTURA MAIS
AUTÔNOMA E ATIVA NA SOCIEDADE CAPAZ DE APRENDER E TRAZER MUDANÇAS SOCIAIS E POLÍTICAS. É SABIDO
QUE, AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TICS, ESTÃO CADA VEZ MAIS EVOLUINDO E
ADENTRANDO AS TAREFAS DA SOCIEDADE, DESSA FORMA, É ESSENCIAL QUE O IDOSO APRENDA A UTILIZAR AS
NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, HAJA VISTA QUE ATÉ OS ELETRODOMÉSTICOS ESTÃO GANHANDO FONTES
DIGITAIS E OS PRINCIPAIS MEIOS DE COMUNICAÇÃO ESTÃO SENDO CELULARES E COMPUTADORES. DESSA
FORMA, SURGE A NECESSIDADE DE IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES PARA O PROCESSO DE
APRENDIZAGEM DESSES IDOSOS, UMA VEZ QUE ESSAS PESSOAS NÃO ESTÃO FAMILIARIZADAS COM AS TICS
E, MUITAS VEZES, POSSUEM LIMITAÇÕES FÍSICAS E COGNITIVAS, PARA QUE SE POSSA OFERECER UMA
ADEQUAÇÃO E COMPREENSÃO EM QUAL METODOLOGIA UTILIZAR PARA QUE POSSIBILITE O ENSINO E FACILITE
A ACESSIBILIDADE. ALÉM DISSO, PERCEBE-SE OS BENEFÍCIOS NO USO DA TECNOLOGIA NA TERCEIRA IDADE
EM RELAÇÃO A QUALIDADE DE VIDA PARA ESSE PÚBLICO. PORTANTO, ENTENDENDO O CONTEXTO E OS DIREITOS
DA TERCEIRA IDADE, TEM-SE POR OBJETIVO: APRESENTAR OS BENEFÍCIOS DA INCLUSÃO DIGITAL PARA IDOSOS
NO BRASIL E IDENTIFICAR AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO PÚBLICO IDOSO PARA ACESSAR E UTILIZAR AS
TICS