Pensar em propostas didÁticas e metodolÓgicas para trabalhar com a interdisciplinaridade a partir das inteligÊncias mÚltiplas pode ser um desafio interessante para o desenvolvimento integral do aluno. Desta forma, identificar possibilidades de ensino vivÊncia e aprendizagem que traga para o aluno um significado relevante para o seu aprendizado deve ser um caminho fundamental para a equipe docente no ambiente escolar. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi analisar as competÊncias e habilidades desenvolvidas a partir das dimensÕes conceitual, procedimental e atitudinal atravÉs do ensino do Flag Football na educaÇÃo fÍsica escolar. Identificar os benefÍcios do ensino a partir das inteligÊncias mÚltiplas trabalhadas de forma integrada. A proposta foi construÍda por trÊs professores das seguintes Áreas: EducaÇÃo fÍsica, InglÊs e MatemÁtica, e participaram deste estudo 25 alunos do ensino fundamental II do 7º ano de uma escola particular da cidade de AvarÉ sendo 10 meninos e 15 meninas. A proposta foi desenvolvida durante as aulas regulares com a ideia de desenvolver as inteligÊncias CinestÉsica, LÓgico MatemÁtica e LinguÍstica. Foram trabalhados os referenciais HistÓrico Cultural, TÉcnico-TÁtico e Socioeducativo, e na sequÊncia a equipe de professores lanÇaram para os alunos o desafio de trabalhar a tabuada em portuguÊs e depois em inglÊs durante o jogo de Flag Football, a cada Touchdown que É uma das maneiras de pontuaÇÃo do esporte, os alunos respondiam perguntas sobre a tabuada do nÚmero 2 ao 10, os nÚmeros e comandos bÁsicos do jogo foram trabalhados nas aulas de inglÊs, a equipe docente apresentou aos alunos a data do encerramento do projeto, para que eles pudessem preparar-se. E a cada aula o desafio foi aumentando, os alunos ao perceberem a proposta comeÇaram a estudar cada vez mais antes de cada jogo e ajudar os colegas de equipe com dificuldades em algum tipo de inteligÊncia, chegavam para as prÁticas cada vez mais preparados, desta forma contribuiu-se muito para o aprendizado de todos, e perceberam que cada um tinha facilidade para uma das inteligÊncias mas com a proposta puderam desenvolver as outras. Verificou-se que os alunos desenvolveram as habilidades e competÊncias propostas devido a compreensÃo da lÓgica do fazer, entenderam que as inteligÊncias podem ser desenvolvidas de forma integral e nÃo fragmentada somente. Por meio destes resultados encontrados, compreendemos que a interdisciplinaridade pode ser uma ferramenta fundamental para a formaÇÃo global dos alunos, a partir do desenvolvimento das inteligÊncias mÚltiplas, porÉm o aluno deve ser o sujeito da construÇÃo do conhecimento, e a equipe docente precisa mediar esse processo de uma forma que traga significado para a proposta realizada.
E-mail: alexed.fisica@hotmail.com