UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO SIGNIFICATIVO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: O USO DE VÍDEOS COMO FORMA INTRODUTÓRIA SOBRE CONTEÚDOS, ASSUNTOS E TEMAS Carlos Adriano Feitosa da Silva / carlos.engfisi@gmail.com / IFTO-Campus Palmas André Guillermo Robertson Pires Machado / IFTO-Campus Palmas Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes Resumo O presente trabalho propõe uma metodologia alternativa para melhorar a eficácia do ensino e aprendizagem de física no ensino médio partindo de pressupostos teóricos e observações realizadas de maneira prática, dentro do cotidiano dos alunos e professores. Conforme defendido por Loss e Machado (2005, p. 1), para fazer uma definição sobre Física é importante conhecer seu método e entender que a mesma tem relação direta com a natureza, em outras palavras significa entendê-la no dia a dia, levando em consideração seu posicionamento na história da evolução humana, além também de perceber a sua intima relação com a matemática, com a tecnologia e com as outras áreas do conhecimento, uns diretamente relacionados e outros indiretamente.Ao longo do período de observações referente ao estágio 1 adquiri grande conhecimento sobre o ambiente de trabalho de um professor de física do ensino médio, bem como cada tópico separadamente e aplicado ao conjunto. Essas informações, conhecimentos e práticas adquiridas foram de grande significância, pois a partir disso pude investigar e analisar diversos fatores que podem contribuir de forma positiva ou negativa para a execução da profissão e para o aprendizado dos alunos. O uso de uma metodologia para a elaboração e execução de aulas é de grande importância quando se quer desempenhar o papel de professor de maneira significa. Devemos nos atentar ao fato de que a escolha de uma metodologia alternativa não deve ser algo abordado levianamente ou aleatoriamente, visto que em algumas situações isso pode ser mais prejudicial até mesmo que a ausência de uma intervenção metodológica. Para a concretização de um projeto intervenção algo muito importante deve ser levado em consideração antes de qualquer outra coisa, que é a necessidade de realizar uma boa análise do público alvo e do meio que o cerca. Uma metodologia feita especificamente para determinada demanda, levando em consideração todas as suas características e implicações, certamente terá mais chances de se concretizar em algo significativo. Segundo Loss e Machado (2005, p. 1), não existe uma maneira e uma forma única e que a importância da relação conteúdo-método está na eficiência ou deficiência do método usado, e que será de responsabilidade do professor a escolha da metodologia a ser por ele adotada, que deverá responder a uma proposta política de educação e de sociedade que faz referência e aborda o público alvo. Essas temáticas ainda são reforçadas através de Vasconcelos (1986, p. 100), quando diz que se a prática educativa toma como base o momento histórico que caracteriza a sociedade, em um determinado tempo e espaço, a mesma retrata uma intervenção que visa a melhoria ou transformação da mesma sociedade em questão. Levando em consideração esse olhar, a metodologia utilizada para tais concretizações dessa proposta certamente irá servir a essa mesma finalidade. O que pude notar com as observações das aulas de distintos professores de Física do ensino médio é que alguns fatores contribuem de forma direta ou indireta para a execução significativa de uma aula. Entre os mesmos cito a metodologia, a didática, a disciplina, os exercícios propostos, o diálogo professor-aluno, entre outros fatores. Notei, através das observações, que alguns professores tinham maior êxito em garantir o aprendizado dos alunos. Aqueles que ministravam boas aulas, atribuindo bons exemplos sobre o conteúdo, passando atividades e exercícios sobre o mesmo conseguiam impactar de forma mais significativa os alunos, e esses acabavam aprendendo mais, indo melhor nas avaliações e na resolução dos exercícios propostos. Levando em consideração que o principal objetivo de desempenhar papel de professor é garantir da forma mais significativa possível que os alunos adquiram conhecimento e que os mesmos permaneçam com eles para as devidas atribuições e obrigações que desempenharão, como por exemplo: provas, vestibulares e até mesmo com seu cotidiano. Através disso, venho propor uma intervenção metodológica, que visa melhorar a aprendizagem significativa dos alunos de física do ensino médio. A proposta de metodologia consiste em garantir a atenção e o entendimento, mesmo que superficial no início, dos alunos sobre os conteúdos e temas que estão propostos nas devidas grades curriculares. O método que será utilizado para buscar e conquistar tais objetivos é a utilização de vídeos e slides impactantes que fazem referência direta ou indireta do conteúdo ministrado nas aulas. Dessa forma os alunos aprenderão bem mais e serão sanados alguns problemas que fazem com que os alunos desviem do foco e não aprendam tanto quanto devem aprender. Também melhorará o desempenho daqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem e dos que vieram do ensino fundamental com deficiências de conteúdos e assuntos. Isso se deve ao fato de que a metodologia que será aplicada faça com que os alunos se sintam atraídos e curiosos sobre o conteúdo, dando assim importância aos assuntos abordados, fazendo com que pesquisem e estudem sobre os mesmos. Inicialmente a ideia seria aplicar o projeto aqui detalhado durante o estágio supervisionado do curso de Licenciatura Plena em Física, mas devido a iniciação do projeto de Residência Pedagógica da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o intuito agora será realizar a aplicação desse projeto interventor na segunda etapa da Residência Pedagógica, onde será necessário aplicar uma metodologia alternativa e que já se tem uma carga horária para tal aplicação, podendo também fazer a aplicação nas horas referentes à regência e à regência colaborativa, e os resultados do trabalho e da metodologia alternativa empregada serão obtidos a partir disso. Palavras-chave: vídeo, metodologia, física, ensino. Referências: 1. BOZELLI, F.C.; NARDI, R. Interações discursivas e o uso de analogias no ensino de física. Investigações em Ensino de Ciências, v.17, n.1, 2012, p. 81-107. Disponível em: .Acesso em 18 outubro de 2017. 2. D.G.G. Sasaki e V.L.B. de Jesus, in: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (Anais do IX ENPEC, Águas de Lindóia, 2013). 3. LOSS, L.; MACHADO, M. de L. Pressupostos teóricos e metodológicos da disciplina de física: experiências didáticas. XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Rio de Janeiro, 2005. Disponível: . Acesso em 17 de outubro de 2017. 4. NOGUEIRA, J. de S.; RINALDI, C.; FERREIRA, J.M.; PAULO, S.R. de. Utilização do Computador como Instrumento de Ensino: Uma Perspectiva de Aprendizagem Significativa. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 22, n. 4, p. 517 - 522, 2000. 5. PEREIRA, M.V.; BARROS, S.S. Análise da produção de vídeos por estudantes como uma estratégia alternativa de laboratório de física no ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 4, 4401, 2010. 6. S.A. Fernandes, Um Estudo Sobre a Consistência de Modelos Mentais Sobre Mecânica de Estudantes de Ensino Médio. Tese de Doutorado, PPE-UFMG, Belo Horizonte, 2011. 7. SILVA CASTILHO, Weimar. ESTÁGIO IFTO FÍSICA. Disponível em: . Acesso em 18 outubro de 2017.