PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: SUAS REPERCUSSÕES NO PROCESSO FORMATIVO DOS ALUNOS NO CURSO DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
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A problemática da pesquisa voltou-se para analisar em que medida o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/Pibid vem alcançando suas metas de valorização à formação inicial dos professores para Educação Básica no Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Acre, Campus - Rio Branco-AC, no período compreendido entre 2012 a 2017. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid foi instituído por meio da Portaria Nº 38 de 12/12/2007, sob a responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, através do Decreto Nº 7.219 de 24 de junho de 2010. 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Contudo, a pesquisa demonstra também, que como não há normas, leis que garantam sua permanência, a depender do jogo de interesses de grupos que detenham o poder de decisão, esta política pode ser reformulada, sofrer cortes orçamentários e, consequentemente, redução de financiamentos na manutenção de bolsas, como podemos verificar com a chamada Pública 7/2018 que trouxe mudanças no seu formato, voltando seu foco tão somente para os anos iniciais de formação, não abrindo a possibilidade do aluno, participar até o final do curso de formação. Portanto, o Pibid corre o risco de ser desfeito a qualquer momento, como qualquer outra política de governo, pois não há uma garantia de sua permanência, tampouco ampliação, a depender do interesse político do governo que estiver na gestão as interferências podem ser nefasta a eficácia do programa. Palavras-chave: Políticas Educacionais, Formação de Professores, Pibid, Saberes da Docência. Referências BRASIL. Edital 07/2018 PIBID. 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Educação & Sociedade, Campinas, v. 20, n.100 - especial, p.1203-1230, out. 2007. Disponível em:. Acesso em: 21 abr. 2016. GATTI. B. A.; BARRETO. E. S. S. (Org.).Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009. GATTI. B. A.; BARRETO. E. S. de S.; ANDRÉ. M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011. HÖFLING. E. de M. Estado e políticas (Públicas) sociais.Cadernos CEDES, Campinas, ano XXI, n. 55, p. 30-57, nov., 2001. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2016. MAINARDES. J. Reinterpretando os Ciclos de Aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2007. MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade.34.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. SHIROMA, E. O.; CAMPOS, R. F.; GARCIA, R. M. C. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 427-446, jan. 2005.Disponível em:. Acesso em: 5 maio 2017. SOUZA. Â. R. 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