PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNIPAMPA: FORMAÇÃO DOCENTE NO HORIZONTE DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
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Portanto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar o Projeto Institucional do Programa de Residência Pedagógica na UNIPAMPA e algumas das ações formativas realizadas até o momento. O programa apresentado articula as propostas em seis subprojetos: Subprojeto Multidisciplinar Ciências Biologia, Física, Química e Matemática Biologia, Ciências, Física, Matemática, Química (4 núcleos), Subprojeto Arte (1 núcleo), Subprojeto Língua Espanhola e Língua Inglesa (1 núcleo), Subprojeto Educação Física (1 núcleo), Subprojeto Multidisciplinar Geografia e História (1 núcleo) e Subprojeto Língua Portuguesa (1 núcleo), que serão desenvolvidos em sete municípios do estado do Rio Grande do Sul - Brasil, a saber: Bagé, Dom Pedrito, Uruguaiana, São Borja, Caçapava do Sul e São Gabriel, Candiota e Aceguá. O objetivo do Programa de Residência Pedagógica na UNIPAMPA é oportunizar aos residentes, preceptores/as, docentes orientadores/as dos cursos de licenciatura da UNIPAMPA e das escolas-campo, bem como aos demais profissionais envolvidos, espaço-tempo de formação acadêmico-profissional pautado pelo diálogo, reflexão e trabalho colaborativo, promovido por meio de relações teórico-práticas de saberes-fazeres necessários à prática educativa inovadora, crítico-reflexiva e inclusiva. O Projeto Institucional de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) foi construído tendo por referência os itens constantes no Edital CAPES No. 06/2018 - Programa de Residência Pedagógica e constituiu-se em documento orientador do trabalho pedagógico e formativo, que será realizado no Programa de Residência Pedagógica, tendo por principais eixos estruturantes formação docente, práticas pedagógicas e inovação pedagógica. A construção do presente Projeto Institucional foi realizada adotando-se os princípios do trabalho colaborativo com a constituição de grupo de trabalho formado pelos professores/as do ensino superior que atuarão como docentes orientadores (com e sem bolsa) e pela coordenação institucional do Programa de Residência Pedagógica na UNIPAMPA, com o intuito de possibilitar a construção de objetivos e propostas comuns para o Programa, a partir da interação dos sujeitos em relações pautadas pela confiança mútua, co-responsabilidade, engajamento ativo, socialização e compartilhamento de experiências com rejeição ao autoritarismo; à hierarquização (TORRES, ALCÂNTARA, IRALA, 2004) e à exclusão. 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